Notícias de Maricá

Maricá: Implantação de faculdade internacional em debate

Uma comitiva de uma instituição de ensino dos Estados Unidos visitou Maricá na última quinta-­feira (16/3) e avalia a possibilidade de instalar uma unidade sul­americana na cidade. Os secretários municipais Renato Machado (Geral e de Governo), Adriana Costa (Educação) e Marcos Câmara (Obras) receberam o CEO da Southlands Christian Schools, reverendo Glenn Duncan, e a coordenadora Holy Duncan. A comitiva tinha ainda dois brasileiros: o coordenador acadêmico Timóteo Rosa e o diretor para o Brasil e América do Sul, Hélvio Costa Telles.

No encontro, foi apresentado um perfil do governo e da cidade que, segundo o diretor, agradou bastante os executivos e os manteve inclinados a seguir com as negociações. “A impressão causada não poderia ser melhor, todos gostaram muito do que foi apresentado. Nossa intenção é levar dois estudantes da cidade para fazer um curso de verão em nossa sede, isso ainda este ano. Acreditamos que o caminho para uma revolução verdadeira é através da cultura e queremos que os alunos brasileiros aprendam conosco para retornar e impactar o país”, frisou Hélvio Telles. A instituição é sediada na cidade de Rowland Heights, que fica há meia hora de Los Angeles, na Califórnia. Para o secretário Geral e de Governo, trata­se de uma boa oportunidade para jovens da cidade.

“Com certeza, a Educação é uma das nossas prioridades e nosso governo apoia toda e qualquer iniciativa que sinaliza uma chance de qualificar melhor os nossos jovens. Neste caso, com um carimbo internacional”, ressaltou Renato Machado. A secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, confirma as impressões da comitiva americana. “Todos saíram daqui empolgados com a cidade, principalmente quando falamos de projetos como o Pré­Enem Popular e outros que temos. Acho que poderemos ter novidades em breve”, disse ela, ressaltando que foi uma conversa inicial e que uma nova agenda ainda será marcada.

A Southlands Christians Schools se propõe a conceder bolsas integrais, semi­integrais ou subsidiadas para alunos do ensino médio da rede municipal para concluírem seus estudos nos Estados Unidos. Após conclusão do curso, o aluno poderá ingressar nas melhores e maiores universidades americanas (como Havard, Yale e Princeton, entre outras) pelo sistema de bolsas ou, se preferirem, retornar e prestar vestibular continuando o ensino superior no Brasil. Caso o aluno não opte pelo curso completo poderá apenas cursar um período menor conhecido como ‘summer school’ (curso de verão).

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Esse lugar é uma piada mesmo. A única faculdade que tem na cidade está fechada por falta de quorum. As crianças estudam em containers, emendam feriados, fora a dificuldade na locomoção. Enfim, para uma instituição estrangeira estar interessada nesse lugar, com certeza é de cunho meramente político. Uma pena.

Botão Voltar ao topo