Notícias de Maricá

Maricá: LBV realiza palestra sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Legião da Boa Vontade no município de Maricá realizou na última quinta-feira, 17 de maio, a palestra “O Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, alertando as crianças atendidas em sua unidade socioassistencial.

“O objetivo foi alertar e conscientizar os atendidos do programa Criança: Futuro no Presente!, sobre o enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, incentivando a participação e o protagonismo juvenil. Trabalhando a conscientização sobre o tema e a prevenção, a fim de evitar que situações como essa venha a ocorrer. Por desconhecimento ou vergonha a criança não busca ajuda”, reforçou a assistente social da LBV, Raquel Cunha.

A assistente social apresentou outras informações importantes: “A prevenção é a grande forma de lutar contra a prática abusiva. Falar sobre o tema, permite que as crianças compreendam que não estão sozinhas e que existem meios de se proteger. O importante é tratar o assunto de maneira clara, com uma linguagem voltada para elas, ajudando-as a distinguir expressões de carinho saudáveis das abusivas, reforçando que se ocorrer alguma situação que seu coração alerte como perigo, devem contar para alguém de confiança e fazer uso dos canais oficiais como o disque 100”.

Durante a palestra houve a exibição de vídeo sobre questões de gênero, diferenças entre o corpo da menina e do menino, para explicar o assunto de forma gradativa. Questões como a importância de pedirem ajuda se alguém fizer algo que os deixem desconfortáveis foram tratadas com as crianças e ao final, construíram uma flor amarela, símbolo da campanha, onde as crianças foram convidadas a colar em suas pétalas palavras que reforcem os direitos delas, como respeito, carinho, proteção entre outros.

As crianças que assistiram à palestra, aprenderam direitinho as dicas de segurança e proteção: “Ainda bem que isso nunca aconteceu comigo e se acontecer, vou contar logo para meus pais”, disse Emanuelle de Oliveira – 8 anos.

“Eu gostei e até pedi para passar outra vez a parte dos canais de denúncia, qualquer coisa disque 100” Ana Luiza Alves – 10 anos

“Eu até sabia que essas pessoas oferecem doces para a gente ou dinheiro e que não devo falar ou aceitar nada de estranhos. Entendi que o carinho ruim é aquele contra a nossa vontade e o quanto é importante falar com alguém que confie, porque esconder pode fazer com que a situação piore”, observou Mayra de Oliveira Carvalho Lima – 11 anos.

Na LBV, as crianças e os adolescentes participam de oficinas educativas, todas permeadas pelos valores da Espiritualidade Ecumênica, diferencial da Instituição. Elas participam de debates sobre temas prioritários para a saúde infantil e jovem, agindo, assim, preventivamente. Além disso, a família toda é envolvida nas ações para que a criança se sinta protegida dentro e fora de casa.

O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, em Maricá/RJ, está localizado na Avenida Francisco Sabino da Costa, 355 – Centro. Telefone: (21) 2634-2027.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo