Notícias de Maricá

Maricá: Proteção e Defesa Civil vai ganhar 15 postos guarda-vidas em toda orla

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá vai receber 15 postos de guarda-vidas ao longo dos 42 km de orla marítima da cidade. Inicialmente serão nove unidades fixas distribuídas em diversos locais estratégicos de Itaipuaçu a Ponta Negra. Além destas, outras seis unidades móveis também serão implementadas com o intuito de circular por toda a orla do município.

Entre os locais já escolhidos para as bases fixas estão as ruas 5 e 13, na Barra de Maricá; Rua 90, em Cordeirinho; ruas 114 e 115, em Guaratiba e Ponta Negra. Neste último, haverá uma base ao lado do último quiosque, próximo ao Canal. Outras áreas como as ruas 53, 70 e 83, em Itaipuaçu, também receberão as novas estruturas.

De acordo com o secretário da pasta, Luiz Carlos dos Santos, a construção desses postos é uma forma de mostrar para a população que o poder público está presente até nas praias. “Além de proporcionarem melhores condições para os guarda-vidas, eles darão mais presença do poder público municipal junto aos munícipes nas praias e mais visibilidade a um serviço de relevância”, declarou.

Para atender à necessidade dos guarda-vidas, a estrutura será construída de forma vertical, terá 9 m de altura e será dividida em dois pavimentos. Na parte superior haverá dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência, uma área de convívio, sala que servirá como escritório, depósito, além de um observatório em forma de cabine para proteger os guardas em dias de chuva, sem atrapalhar sua visibilidade da praia. Já a área inferior será composta de banheiro masculino e feminino, ambos adaptados para cadeirantes e seis chuveiros. As mudanças contemplarão ainda o entorno da estrutura que vai receber aparelhos de academia, urbanização e paisagismo.

Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, no ano de 2017 foram efetuados 1.580 salvamentos e mais de 22 mil atendimentos preventivos (quando o guarda-vidas alerta o banhista sobre a iminência do perigo) em toda orla de Maricá. Até o mês de outubro deste ano foram mais de 850 salvamentos e mais de 18 mil atendimentos preventivos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo