Notícias de Maricá

Maricá: Abertura do canal da Barra será provisória

De acordo com o presidente da Autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Renato Machado, a abertura do Canal da Barra de Maricá não será algo definitivo, mas sim emergencial. Autorizado pelo Inea após reunião com o prefeito Fabiano Horta na última quarta-feira (30/01), o serviço tem o objetivo de renovar as águas da lagoa, essencial para a revitalização do oxigênio e diminuição da mortandade de peixes e restauração de plantas nativas.

“É importante ressaltar que esta não será uma abertura permanente, e sim uma medida emergencial, que utilizará os picos de maré alta para oxigenar as lagoas. Fizemos uma batimetria e alguns estudos hidrográficos que mostraram que nos picos de maré alta a água vai entrar, e no pico de maré baixa ela vai soterrar a área. Desta forma, diariamente faremos trabalhos manuais para o controle da vazão”, explicou o presidente da Somar.

Seis máquinas, sendo duas escavadeiras de esteira e duas S90, fazem a retirada da areia e o aprofundamento da área, que tem cerca de 200 por 300 metros. “Pretendemos chegar no ponto de abertura no sábado (02/02), por volta de 10h ou 11h. Estamos trabalhando com muita intensidade e as máquinas estão fazendo a retirada de cerca de um metro cúbico de areia por minuto.”, afirmou Renato Machado.

Morador da Barra de Maricá há 48 anos, o aposentado Mauro José Fernandes, de 75 anos, apoiou a iniciativa. “Estamos sentindo que nossas lagoas estão morrendo, alguma coisa tem que ser feita mesmo, e tudo que está se fazendo para o bem, tem que dar certo”, disse.

A comerciante Ieda Viana, de 51 anos, comemorou a chegada das equipes. “Estou muito feliz por vê-los aqui, esta obra é muito importante para nós, a prefeitura está fazendo um excelente trabalho”, finalizou.

abertura canal
Seis máquinas trabalham para a abertura do canal da Barra de Maricá. (foto: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Sera otimo essa abertura para evitar a moŕtandade de peixes ,e que que a Lagoa seque ,como está acontecendo em Itapeba Lagoa secando e um fedor horrível, poderia aterrar a Lagoa até onde pudesse construí um deu para poder utilizar a parte aterrada para colocar projetos como em aracatiba,,já que aqui essa parte de Lagoa só serve para esgoto do condomínio e casa ,lazer nenhum ,mais acredito que com o investimento que o prefeito assinou em saneamento e água potável e tratamento do esgoto e despoluição das lagoas agora as lagoas as lagoas não será só como paisagem poderemos tomar banho tb.Confio nos projetos e no Fabiano Horta melhor prefeito que Marica tem

  2. Concordo com você Jorgina Fernandes , minha irmã tem problemas de locomoção e entrar no mar , fica difícil para ela sair, e na lagoa é mais fácil pois a água não à puxa pra dentro ao contrário do mar !
    Agradeço ao nosso amado Prefeito Fabiano Horta , estou gostando dando do trabalho dele que vou transferir meu título para Maricá.!

Botão Voltar ao topo