Notícias de MaricáSaúde

Maricá confirma caso de gripe H1N1

A Secretaria de Saúde de Maricá, Simone Costa, confirmou durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Maricá na quarta-feira (05) que a cidade tem um caso confirmado de infecção pelo vírus H1N1.

A secretária defendeu a importância dos moradores tomarem os cuidados necessários para a prevenção. é importante que a população tome os cuidados necessários. “A população precisa voltar a se prevenir. Precisamos usar o álcool em gel e todas as orientações que tivemos na outra vez”, disse Simone.

De janeiro a maio deste ano, o estado do Rio de Janeiro registrou 28 mortes por influenza, com 105 casos da doença. O número praticamente se iguala a todas as mortes ocorridas em decorrência de gripe em 2018, quando houve 30 óbitos entre 233 casos da doença. Lembrando que a vacinação para a população em geral será realizada no Estado do Rio de Janeiro a partir do dia 15 de junho.

O H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus influenza: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. A diferença estaria no risco de complicações.

“Ele é um pouco mais virulento. Ou seja, multiplica-se rapidamente no organismo e provoca mais casos graves em jovens, asmáticos e gestantes”, comenta Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo.

O H1N1 integra o time dos vírus influenza tipo A, do qual o H3N2 também faz parte. Esse agente infeccioso, aliás, parece ser mais perigoso para os idosos.

Com informações: Saúde Abril.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo