EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá poderá ter campus universitário

Representantes da Secretaria de Educação e o prefeito Fabiano Horta visitaram, nesta quinta-feira (06/06), o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis, para conhecer os campi e suas instalações, cursos e laboratórios. O grupo foi recebido por estudantes do programa Passaporte Universitário e dirigentes da instituição que faz parte do programa. A Unifeso pretende instalar um campus em Maricá.

Ao todo, 13 universitários de Maricá cursam Medicina Veterinária, Odontologia, Fisioterapia entre outros cursos que são oferecidos pela universidade. O grupo visitou as instalações dos campi Centro, Quinta do Paraíso e Antônio Paulo Capanema de Souza, onde foi recebido pelo presidente da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), além do diretor geral e da reitora da Unifeso.

“O importante para a Prefeitura é aproximar as relações com as universidades trazendo Campus dessas instituições para Maricá fortalecendo o nosso polo universitário”, disse o prefeito que completou. “É uma satisfação para nós saber que esse programa que a prefeitura criou para os universitários tem aqui uma estrutura fantástica, tanto do ponto de vista físico quanto do profissional. Vemos, na troca com os estudantes, uma inserção nas atividades da profissão e a felicidade de estarem realizando, além sonho individual, uma percepção da construção coletiva”.

O encontro serviu para tratar da implantação de um campus da Unifeso em Maricá. A cidade foi apresentada e suas perspectivas, projeções e projetos de desenvolvimento do município voltados para a Educação com os investimentos dos royalties na formação dos maricaenses.

“Comprovamos ser a Unifeso uma instituição de excelência, com laboratórios e práticas que possibilitam, desde o primeiro período, ofertar uma aprendizagem significativa e humanizada, nos dando a certeza que o maior legado que podemos deixar para nossa população é o conhecimento”, acrescenta Adriana Luíza da Costa, secretária de Educação.

Entre os laboratórios e cursos conhecidos estão Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Software. Esta foi a primeira visita a uma das instituições credenciadas pelo Passaporte Universitário. O objetivo é visitar todas as demais para promover a instalação do polo Educacional de Educação Superior de Maricá conforme previsto no projeto do programa Passaporte Universitário.

O Passaporte Universitário custeia integralmente a graduação desde março de 2019 para 1.241 estudantes de Maricá em diversas instituições de ensino superior nos mais variados cursos. A Secretaria de Educação prepara um novo edital para abertura de novas vagas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo