Notícias de Maricá

Maricá abre mais 40 vagas para a castração de cadelas

Através da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, a Prefeitura vai abrir na próxima sexta-feira, dia 18/10, inscrições para o Programa Municipal de Controle Reprodutivo (castração). Serão 40 vagas para cadelas e as senhas serão entregues por ordem de chegada, a partir das 8h.

É necessário que os animais tenham entre cinco meses e seis anos de idade e pesem em torno de três e 20 kg. Não serão realizadas cirurgias em cadelas no cio, prenhas, em lactação ou de animais braquicefálicos, como boxer, shith-zu ou pug.

No ato da inscrição, uma triagem será marcada para avaliar as condições clínicas do animal, incluindo coleta de sangue. Se o resultado for positivo, a cirurgia será agendada. Caso o animal não esteja apto para o procedimento, seu tutor será comunicado e deverá assinar um documento de ciência, se responsabilizando por levá-lo a um veterinário.

Para a realização da cirurgia, os tutores deverão ler e preencher os documentos de ciência dos cuidados necessários, riscos cirúrgicos, anestésicos e a autorização do procedimento. Por isso, devem ter mais de 18 anos.

Além disso, é preciso apresentar cópia de identidade; CPF; comprovante de residência no município de Maricá e comprovante de rendimentos, NIS (Número de Inscrição Social), cartão mumbuca, bolsa-família ou BPC (Benefício de Prestação Continuada) no dia da inscrição, pois o projeto é destinado a moradores que não têm condições de arcar com as despesas de uma cirurgia em clínica veterinária.

E para que mais famílias sejam beneficiadas, só será permitida a inclusão de um animal por CPF no programa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo