Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura e ONU lançam programa de combate à extrema pobreza

Na quinta-feira (24/10), a partir das 16h, na Lona Cultural Professor Luiz Carlos Viegas, de Inoã, acontecerá o lançamento oficial do programa “Chegou a Sua Vez”, maior ação integrada de combate à extrema pobreza na cidade de Maricá.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura, através do Instituto Darcy Ribeiro (IDR), e ONU-Habitat, agência da ONU dedicada à promoção de cidades mais sociais e ambientalmente sustentáveis.

“O principal objetivo do programa é identificar as famílias mais vulneráveis na cidade de Maricá e encaminhá-las de forma prioritária aos serviços básicos disponíveis no município”, explica Alan Novais, presidente do IDR.

O lançamento acontece semanas antes da busca ativa, etapa em que os pesquisadores de campo visitarão mais de 30 mil domicílios em toda a cidade para aplicar um questionário para medir os índices de educação, saúde e qualidade de vida.

Para a realização do “Chegou a Sua Vez”, uma verdadeira força-tarefa está sendo desenvolvida pelas secretarias. Educação, Saúde e Assistência Social formam, junto ao IDR, uma comissão executiva para discutir e acompanhar de forma permanente os protocolos de atendimento.

“Em agosto, a prefeitura criou o Programa de Combate à Vulnerabilidade de Maricá, envolvendo 14 secretarias. Isso reflete o compromisso do governo com o programa ‘Chegou a Sua Vez”, enfatiza Novais.

Para Rayne Ferretti Moraes, Oficial Nacional do ONU-Habitat, utilizar a estrutura existente é fundamental para agilizar a definição de protocolos. “A nossa maior preocupação era garantir a integração entre as secretarias e respeitar o fluxo de trabalho das equipes para facilitar o planejamento das respostas aos casos mais vulneráveis”.

Algumas reuniões de apresentação já foram realizadas pela cidade com o objetivo de sensibilizar o público-alvo e envolver as equipes de trabalho sobre a chegada do programa à rotina dos equipamentos.

Informações sobre o lançamento:
Dia: 24/10 (Quinta-feira)
Horário: 15h30
Local: Lona Cultural de Inoã (Luiz Carlos Viegas da Silva). Loteamento Lys Maria, entre as ruas Joaquim Pereira Matos e Pitarini, esquina com a Rua Ipiranga.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo