Notícias de Maricá

Maricá debaixo d’água

A forte chuva que caiu em Maricá (RJ) nesta segunda-feira (13) deixou o município da região metropolitana do Rio de Janeiro debaixo d’água. A forte chuva atingiu todos os bairros e causou mais estragos nos bairro de São José do Imbassaí, Itapeba e Condado.

Todo município sofreu com a ação das chuvas. A prefeitura mobilizou equipes da Somar para a desobstrução de ruas e galerias, além de efetuar a limpeza rapidamente. Mesmo com o trabalho preventivo de drenagem e dragagem de canais e rios, o volume de chuvas foi tanto que fez a grande parte da cidade ficar debaixo d’água.

Na região do loteamento Jardim 26 de Maio, às margens da RJ-106 na altura do bairro de São José, a água chegou a ultrapassar 1 metro, deixando carros submersos e fazendo moradores perder tudo dentro de casa, cena que se repete ano a ano e teve o último grande episódio em abril de 2010, quando a cidade inteira ficou debaixo d’água.

Até às 11h20, a cidade estava em estado de alerta com possibilidade de mais chuva variando de fraca a moderada. A prefeitura informou que através da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), das secretarias de Habitação, Assistência Social, Proteção e Defesa Civil, Trânsito e de Ordem Pública estão todas nas ruas desde a madrugada para amenizar os transtornos provocados pelas chuvas.

Há vários bolsões de água pela cidade e o acumulado de chuvas na estação pluviométrica da Mumbuca (mede a região do Centro e adjacências) foi de 176.6 mm às 10h15, considerado chuva de intensidade muito forte. No pluviômetro da Barra o acumulado no mesmo horário foi de 3.8 mm. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil orienta as pessoas a evitarem deslocamentos e procurarem locais seguros. O telefone de emergência é o 199.

Trânsito

O trânsito na RJ-106, principal rodovia da cidade, ficou complicado, com retenção em pontos como no KM 18 próximo à Curva da Tirante, na altura do km 21,5 em São José do Imbassaí e no km 27,5 em Itapeba. O trecho mais crítico às 11h30 era em São José, com congestionamento em ambos os sentidos, chegando a 2km de retenção.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Infelizmente a verdade é que a prefeitura só pensa em asfaltar ruas, as obras de drenagem e alargamento dos canais são inexistentes ou feitas de forma precária.
    A maquiagem é muito boa fica tudo bonito, porém qdo vem a chuva não há maquiagem que resista.

Botão Voltar ao topo