27.6 C
Marica
sexta-feira, fevereiro 21, 2020
Home Notícias de Maricá Maricá: Bicicletas vermelhinhas tem previsão de início em fevereiro

Maricá: Bicicletas vermelhinhas tem previsão de início em fevereiro

As bicicletas vermelhinhas da Empresa Pública de Transportes (EPT), tem previsão de início já na segunda quinzena de fevereiro deste ano.

A implantação do serviço será dividida em duas fases. Nesta primeira etapa estima-se que dez estações serão instaladas em locais estratégicos para melhor atender moradores e turistas que terão a sua disposição 100 bicicletas. Posteriormente o município deve receber outras dez estações, contabilizado assim o total de 200 Vermelhinhas, conforme já havia sido anunciado pela prefeitura em maio de 2019.

“Maricá tem projetos e ações concretas de viabilidade e mobilidade urbana e as Vermelhinhas chegam para agregar ainda mais a essas iniciativas, além disso, por se tratar de um meio de transporte não motorizado irá contribuir para a qualidade do nosso ar e ajudar a promover um estilo de vida saudável no município. Nossa previsão é de que uma semana antes do Maricarnaval 2020 as bicicletas já estejam sendo utilizadas pela população”, afirmou o presidente da EPT, Celso Haddad.

De acordo com as regras de utilização, após a realização de um cadastro, que pode ser feito online, através de um aplicativo, ou presencial, nos postos de cadastro, o usuário poderá utilizar as Vermelhinhas por até uma hora de segunda a sexta-feira, e por duas horas aos sábados, domingos e feriados, sendo necessário um intervalo de 15 minutos para iniciar um novo período. O sistema fará o controle deste período e o bloqueio do cartão de acesso, caso a devolução não seja efetuada dentro do tempo indicado.

“Em breve a EPT irá divulgar os locais para cadastro presencial, assim como um passo a passo para aqueles que desejarem realizar o cadastro através do aplicativo”, informou Celso Haddad. “Pelo aplicativo o usuário precisará fornecer um número de cartão de credito válido, além de concordar com o termo de uso, porém é importante destacar que o serviço é totalmente gratuito e que o número do cartão de crédito tem apenas caráter de documento”, explicou Celso.

Ainda segundo Celso Haddad quem não quiser se cadastrar pelo aplicativo ou não possuir cartão de crédito terá a opção de realizar o cadastro de forma presencial do qual será obrigatória a apresentação de documentos de identificação com foto como, por exemplo, o RG e um comprovante de residência (contas de água, luz ou telefone). “O cadastro poderá ser feito na sede da EPT ou em postos de cadastramento presentes em diversos bairros. Nos próximos dias divulgaremos esses locais”, garantiu o presidente.

A EPT informa que o serviço funcionará todos os dias e a retirada das Vermelhinhas pode ser feita sempre das 06h até as 22h. A empresa destaca que atualmente este tipo de serviço é utilizado em mais de 400 cidades espalhadas em todo o mundo.

Marica
céu pouco nublado
27.6 ° C
29 °
26 °
74 %
4.1kmh
20 %
sex
27 °
sáb
25 °
dom
24 °
seg
25 °
ter
23 °
73,602FansLike
23,286FollowersFollow
4,196FollowersFollow
984SubscribersSubscribe