Notícias de Maricá

Maricá: Preços dos aluguéis sobem e assustam moradores

A especulação imobiliária e o rápido crescimento econômico de Maricá, ocasionado pela alta na arrecadação dos royalties do petróleo causou um grande aumento populacional no município, que dispõe de programa de distribuição de renda que atrai milhares de moradores de outros municípios.

Com a especulação e a alta procura, o preço dos aluguéis residenciais têm registrado um crescimento muito superior do que em outras cidades. Muitos moradores e pretendentes buscam alugueis com custo mais baixo, o que só é encontrado em regiões mais afastadas, como Bambuí.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador usado para o reajuste de aluguéis, subiu 16,77% neste ano. Porém, moradores relatam que os aluguéis aumentaram acima de 30% em muitos os lugares. Por menos de R$800 é muito difícil achar algum apartamento/kitnet no município, sendo o valor médio encontrado nos sites das imobiliárias de R$1.200,00.

Muita gente também reclama das condições. A maioria pede três meses de depósito de caução, quando não cobram fiador (todos permitidos pela ‘Lei do Inquilinato’. A comprovação de renda é praxe para tal negociação, mas com a renda do povo caindo e os preços aumentando, fica cada vez mais difícil comprovar renda suficientemente necessária para a locação, comprometendo mais de 30% da renda comprovada na maioria dos casos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo