Notícias de MaricáVídeos

Maricá: Lagoa tem condições impróprias para banho

De acordo com relatórios do Inea, a Lagoa de Maricá, uma das cinco principais lagoas do município, possui condições ruins para o banho. A medição é feita a partir de coletas feitas em Araçatiba, um dos bairros banhados pela maior lagoa da cidade.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Lagoa de Maricá tem condições ruins de banho desde 2010, chegando a ficar como péssima condição nos anos de 2013, 2016 e 2017. Ainda de acordo com os dados do Inea, as praias oceânicas, como as de Itaipuaçu, Barra de Maricá e Ponta Negra, possuem boas ou ótimas condições para o banho.

A avaliação leva em conta a quantidade de coliformes fecais na água. Quando o nível ultrapassa a quantidade máxima de 1.000 NMP/100ml de coliformes fecais é considerada imprópria para banho.

Esgoto na Lagoa

O despejo de esgoto nas Lagoas de Maricá é o maior causador da poluição. O esgoto chega através das redes pluviais que recebem ligações clandestinas e dos rio e canais. A falta de fiscalização faz com que, a cada ano, as lagoas recebam mais despejo de esgoto, afastando a solução definitiva para a sua completa despoluição.

Os coliformes fecais provenientes do despejo de esgotos podem causar diversos problemas de saúde, como diarreia, náuseas, vômitos, febre e micoses na pele.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo