Notícias de MaricáPolicialSegurança

Maricá é a cidade que mais investe em policiamento através do PROEIS

Se com PROEIS a insegurança cresce, imagine se Maricá não tivesse convênio com

A segurança pública é dever do Estado e de responsabilidade de todos, como prevê a Constituição Federal de 1988. Pensando nessa máxima e no abandono da segurança pública por parte do Governo do Rio com a cidade, a prefeitura de Maricá é a que mais investe em policiamento através do PROIES (Programa Estadual de Integração na Segurança).

Esse é um convênio firmado entre diversas prefeitura e a Polícia Militar do Estado do Rio, que prevê que o município custeio a remuneração dos policiais e estes, se voluntariando para trabalharem em suas folgas, utilizem fardamento e arma da PM.

É um dos mais importantes investimentos feitos pela Prefeitura de Maricá na segurança pública, isso porque o efetivo da própria Companhia da PM, de responsabilidade do 12ºBPM, é muito inferior ao policiamento do PROEIS em Maricá.

Somente nos dois primeiros meses de 2023, a prefeitura de Maricá já investiu aproximadamente R$2 milhões com o convênio, se tornando o município que mais investe nesse reforço na segurança pública.

Além do valor empenhado para o convênio há também o investimento com o aluguel das viaturas. O policiamento do PROEIS leva mais sensação de segurança aos bairros de Maricá e reforça o trabalho da própria PM. Mas uma das barreiras encontradas pelo programa é que não se pode realizar operações de policiamento ostensivo, ou seja, operações em comunidades dominadas pelo crime organizado, por exemplo.

Na lista dos municípios que mais investem no PROEIS, Maricá encabeça o ranking, seguida da capital Rio de Janeiro, Nova Iguaçu; Niterói, Duque de Caxias e Itaguaí.

PROEIS JAN1

PROEIS JAN2

Baixe gratuitamente nosso aplicativo para celulares Android. Lá você encontra as notícias e tudo sobre Maricá, Itaipuaçu e Região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo