Notícias de Maricá

Maricá: Projeto Mão na Massa abre inscrições para curso gratuito de construção civil para mulheres de baixa renda

O Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil, realizado pelo Instituto Protetor dos Pobres e Crianças Abrigo Maria Imaculada (IPPCAMI) em parceria com a Petrobras, abre inscrições, nos dias 10 e 11 de maio, para Maricá. Serão oferecidas 60 vagas voltadas para mulheres com idade entre 18 e 45 anos e escolaridade a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. 

As interessadas devem comparecer, com os documentos de Identidade e CPF, à sede do GRES União de Maricá, às margens da RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) na altura do km 29, no bairro do Flamengo, em Maricá, de 8h à 12h. O curso terá duração de cinco meses, com aulas teóricas e práticas. A formação é gratuita e as alunas receberão bolsa-auxílio nos últimos três meses, lanches durante as aulas, kit ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

 O objetivo do projeto é promover a qualificação profissional de mulheres para atuação na construção civil, ampliando oportunidades de autonomia econômica e resgate da cidadania. Serão oferecidas turmas nos municípios de Itaboraí, Maricá e São Gonçalo. A meta é certificar, em três anos, 300 mulheres de baixa renda, chefes de família e desempregadas. As áreas de formação estão relacionadas à construção civil, tais como: pedreira polivalente, bombeira hidráulica, carpinteira de obras, eletricista, ladrilheira e pintora. O projeto também realizará a reforma de cinco espaços com o objetivo de fortalecer instituições locais.

Histórico do projeto

Idealizado pela engenheira civil Deise Gravina, o projeto Mão na Massa é realizado desde 2007 em parceria com a Petrobras, tendo já qualificado mais de mil e quatrocentas mulheres, que hoje trabalham em empresas do setor, integram cooperativas ou são microempreendedoras individuais. A proposta é norteada pelos princípios de valorização da mulher, de igualdade de oportunidades e de resgate da cidadania. 

Eu creio que o Mão na Massa dá autonomia às mulheres e investe na certeza de que homens e mulheres podem fazer os mesmos tipos de trabalho. Essa igualdade de oportunidades é fundamental para derrubar mitos que registrem o espaço de atuação profissional da mulher. É uma revolução que o projeto promove e eu me sinto muito gratificada em fazer parte dela. Mais do que construir prédios, estamos construindo pessoas, vidas. Essa é a grande realização da minha vida.”, explica Deise Gravina.

Sobre o IPPCAMI

Existente há mais de 100 anos, o Instituto Protetor dos Pobres e Crianças Abrigo Maria Imaculada atua no atendimento socioeducativo de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. A instituição oferece, gratuitamente, serviços na área de Educação e de Assistência Social, nos eixos Proteção Básica e Mundo do Trabalho. Diariamente, atende mais de 400 crianças e adolescentes, na creche e no Projeto Brincando e Estudando, que visa à educação integral e ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 

Serviço Inscrições Maricá

Data: dias 10 e 11 de maio, das 8h às 12 horas.

Local: sede do GRES União de Maricá, às margens da RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) na altura do km 29, no bairro do Flamengo, em Maricá. 

Documentos necessários: RG e CPF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo