EducaçãoNotícias de Maricá

Escola de Maricá recebe projeto de educação financeira do Procon

Na quarta-feira, dia 17/05, a Prefeitura de Maricá através das secretarias de Educação e Defesa do Consumidor, realizou o projeto “Procon Mirim: Educação Financeira para Crianças e Jovens” na Escola Municipal Barra de Zacarias, direcionado aos alunos do 4º e 5º ano. Essa iniciativa será estendida a todas as 65 escolas da rede municipal, com o objetivo de ensinar de maneira lúdica e didática sobre educação financeira, consumo consciente e direitos do consumidor.

Durante a atividade, as coordenadoras destacaram a importância de verificar a validade e os preços dos alimentos, mostrando exemplos impressos em papel. Também forneceram orientações sobre a atenção necessária às datas de validade nos rótulos dos produtos durante as compras, instruindo as crianças a não consumirem itens danificados ou rasgados, entre outras dicas.

Felipe Paiva, secretário de Defesa do Consumidor, enfatizou que o conhecimento adquirido pelas crianças pode ser compartilhado com suas famílias. Ele mencionou que o projeto será implementado em todas as escolas municipais, proporcionando educação financeira para crianças, jovens e adolescentes, além de destacar a importância de orientar os pais sobre a verificação da validade dos produtos no mercado. O secretário expressou sua felicidade e emoção por participar e acompanhar de perto essa iniciativa.

Animado com a iniciativa, Arthur Souza Cabral, de 10 anos, afirmou que a partir de agora ele ficará mais atento ao fazer compras com seus pais, observando os preços e a validade dos produtos. Thainá Lomba, também com 10 anos, disse que agora prestará mais atenção à validade dos itens. Ela comentou que foi muito legal aprender sobre a importância de estar atento ao fazer compras.

A diretora da escola, Tamara Machado, ressaltou a relevância de introduzir noções de educação financeira desde a infância. Ela destacou a importância de permitir que os alunos tenham contato direto com os produtos, analisando validade e preço, desenvolvendo uma noção do que é adequado gastar ou não. Segundo Tamara, essa conscientização sobre consumo será levada por toda a vida pelos estudantes, valorizando a educação fornecida na escola e refletindo em suas casas, comunidade e no dia a dia das crianças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo