Cine HenfilNotícias de Maricá

Maricá divulga programação especial do final de semana no Cine Henfil

A Secretaria de Cultura de Maricá divulgou a programação especial do fim de semana, de sexta-feira (26/05) a domingo (28/05), em comemoração aos 209 anos da cidade de Maricá. O destaque da programação é a Mostra Musical, que acontecerá no Cinema Público Municipal Henfil.

As sessões da Mostra Musical serão realizadas às 15h, 17h e 19h, e contarão com a exibição de filmes em homenagem a Beth Carvalho e Cartola, além de sessões dedicadas ao público infantil. O cinema, administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), tem capacidade para 200 pessoas e conta com assentos comuns, espaços para pessoas obesas, cadeirantes e com mobilidade reduzida, além de equipamentos cinematográficos modernos, como tela e projetor de áudio e vídeo.

O secretário de Cultura, Leandro Dasilva, ressaltou a importância do Cinema Público Henfil, que oferece atividades gratuitas para a população, proporcionando momentos de lazer, conhecimento e emoção.

O Cine Henfil funciona de terça a quinta-feira com sessões voltadas para o projeto Cine Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Já de sexta-feira a domingo, as sessões acontecem nos horários de 15h, 17h e 19h, e os ingressos são distribuídos na bilheteria antes do início dos filmes.

Confira abaixo a programação completa em comemoração aos 209 anos de Maricá:

Sexta-feira (26/05)
19h – “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”

Sábado (27/05)
15h – Curtas infantis Animações:

“Cebolas são azuis”
“Pelotas de regurgitação”
“Chifre de Camaleão”
“O arroz nunca acaba”
“Seu dente e meu bico”
“O anão que virou gigante”
“O muro era muito alto”
“Até a China”
“Eu queria ser um monstro”
17h – “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”
19h – “Manguebit”

Domingo (28/05)
15h – Curtas infantis Animações:

“Tem um dragão no meu baú”, de Rosaria
“Calango lengo”, de Fernando Miller
“Gravidade”, de Amir Admoni
“Balada do guarda-roupa”, de Diego Akel
“Cabeça papelão”, de Quiá Rodrigues
“Ninja”, de Thomas Larson e Marão
“Josué e o pé de macaxeira”, de Diogo Viegas
17h – “Cartola – Música para os olhos”
19h – “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”

Sinopses:

“Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”: O documentário apresenta a trajetória artística de Beth Carvalho, uma cantora carioca que se tornou uma voz referencial do samba a partir da década de 1970. O filme destaca sua paixão pelo samba, pelo time de futebol Botafogo e pelo ativismo político. Beth Carvalho foi conhecida por suas contribuições como cantora, compositora e instrumentalista, revelando talentos do samba como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Luiz Carlos da Vila, entre outros.

“Manguebit”: O filme retrata o movimento musical e estético do mangue beat, surgido em Pernambuco nos anos 1990, que trouxe visibilidade às periferias e às manifestações culturais da região metropolitana de Recife, levando o estado ao cenário musical internacional. O documentário explora a liberdade de pensamento do mangue por meio de uma linguagem multifacetada, reunindo ideias e ideais que refletem a ousadia representada pelo símbolo do movimento: uma antena parabólica enterrada na lama dos estuários.

“Cartola – Música para os olhos”: Este filme conta a história de um dos compositores mais importantes da música brasileira e oferece uma visão do samba a partir de um de seus expoentes mais nobres. Utilizando uma linguagem fragmentada, o documentário traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando à reflexão sobre a construção da memória do país. Com imagens de arquivo e depoimentos de amigos e colaboradores, os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira exploram a vida e a obra de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um ícone do samba e importante compositor da música brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo