Maricá inicia visitas domiciliares para atualização do CadÚnico nesta segunda-feira (25)
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SMASC), inicia nesta segunda-feira (25) as visitas domiciliares para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) das famílias unipessoais, ou seja, aquelas compostas por apenas uma pessoa.
De acordo com a secretaria, os inscritos que já estiveram recentemente em um dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e deixaram seus dados devem aguardar a visita da equipe em casa. Ao todo, 1.336 pessoas serão visitadas em seis unidades de abrangência: Centro (354), Inoã (104), CEU (233), Santa Paula (79), São José (104) e Bosque Fundo (165).
A orientação é que os moradores fiquem atentos à identificação dos agentes, que estarão devidamente uniformizados com crachás e coletes. A medida é considerada fundamental para garantir o acesso da população mais vulnerável aos benefícios sociais disponibilizados pelo governo.
Segundo a coordenadora do CadÚnico em Maricá, Mariana Barbosa, não é necessário renovar o cadastro caso ele já tenha sido atualizado nos últimos dois anos, exceto em situações de mudanças significativas. “Somente se houve alguma alteração relevante na família, como troca de endereço, aumento na renda ou escolaridade”, explica. Ela também reforça a importância da organização no momento da visita: “Os inscritos devem deixar os documentos separados e com fácil acesso enquanto esperam a chegada da equipe”.
As visitas fazem parte de uma orientação do Governo Federal, com base na Lei 15.077/24 e na Instrução Normativa nº 1 da SAGICAD/SENARC/MDS.