Notícias de Maricá

ENEL realiza ‘Energia Legal’ em Maricá; projeto distribuirá 25 geladeiras

Atendimento móvel, negociação de dívidas, troca de lâmpadas e orientações sobre consumo consciente de energia e segurança com a rede elétrica estarão disponíveis durante o projeto;

A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (30) até sexta (2/6), o projeto Energia Legal em Maricá. O objetivo da iniciativa é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre riscos e prejuízos desta prática. Além disso, a Enel Rio vai oferecer uma série de serviços para a população durante a iniciativa: troca de geladeiras e lâmpadas, atendimento móvel, negociações de dívidas com condições especiais, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia. E, nesta edição, a população poderá também conhecer e participar da Nave Enel, um ônibus adaptado com recursos audiovisuais.

Em 44 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 19,7 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 26 cidades por onde passou desde o fim de 2019.

Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificulta o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx, ou o aplicativo Enel Rio ou ligar para Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Troca de geladeiras

Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, a companhia realizará a iniciativa de Trocas de Geladeiras durante o Energia Legal. Os clientes do município poderão se cadastrar no estande do projeto montado na Praça Orlando de Barros Pimentel, até o dia 1/6, às 15h, para concorrer ao sorteio das geladeiras eficientes, selo Procel de economia de energia. O sorteio será realizado no mesmo local, no dia 1/6, também às 17h.


Para participar do sorteio, o cliente deve ser consumidor residencial ou rural e titular da conta de energia, além de estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação terão as geladeiras trocadas no dia 19/6, das 9h às 12h, no mesmo local onde serão feitos os cadastros.

Atendimentos e consumo consciente de energia

Durante a iniciativa, os moradores de Maricá também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma unidade móvel de atendimento, que ficará localizada nos seguintes pontos: Praça dos Gaviões, Praça da Setenta, Inoã Center e Praça Orlando de Barros Pimentel. Nessa unidade, os clientes poderão solicitar serviços, como segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros.

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora fornecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá fazer o cadastro e realizar a troca gratuita de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.

Nave Enel

A Nave Enel estará disponível para visitação da população de Maricá na sexta-feira (2), na Praça Orlando de Barros Pimentel, a partir das 8h. No ônibus adaptado, serão exibidos vídeos de realidade virtual e jogos lúdicos e educacionais com utilização de tecnologia 3D em telas touch. Com conteúdo focado em reciclagem, uso responsável e consciente de recursos naturais e eficiência energética, o projeto busca promover a mudança de hábitos de consumo de energia. Durante a atividade, é proposto um desafio a ser cumprido pelos participantes. Cada atividade conta pontos, que ficam visíveis em um painel. O circuito completo leva cerca de 17 minutos e todas as visitas são acompanhadas por monitores. Crianças e pais que estiverem no local poderão curtir as iniciativas de forma gratuita.

Serviço

Troca de geladeiras

Cadastramento para a troca de geladeiras
Data: 30, 31/5 e 1/6
Horário: 9h às 17h (dias 30 e 31) e 9h às 15h (dia 1/6)

Sorteio das geladeiras
Data: 1/6
Horário: a partir das 17h

Entrega das geladeiras
Data: 19/6
Horário: 9h às 12h


Local da ação: Praça Orlando de Barros Pimentel – Rua Álvares de Castro, 142, Eldorado (esquina com a Rua Barão de Inoã)

Unidade móvel

Dia 30/5 (terça)
Local: Praça dos Gaviões
Endereço: Avenida Zumbi dos Palmares, Itaipuaçu

Horário: 8h30 às 17h

Dia 31/5 (quarta)
Local: Praia da Setenta
Endereço: Rua Praça da Setenta, Itaipuaçu

Horário: 8h30 às 17h

Dia 1/6 (quinta)
Local: Inoã Center
Endereço: RJ-106, 970 – Inoã (em frente ao Bazar Eletro Hidráulico)

Horário: 8h30 às 17h


Dia 2/6 (sexta)
Local: Praça Orlando de Barros Pimentel

Endereço: Rua Álvares de Castro, 142, Eldorado (esquina com a Rua Barão de Inoã)

Horário: 8h30 às 17h

Nave Enel

Dia 2/6 (sexta

Local: Praça Orlando de Barros Pimentel
Endereço: Rua Álvares de Castro 142, Eldorado (esquina com a Rua Barão de Inoã)

Horário: 8h às 17h

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo