Notícias de Maricá

Evento ‘Maricá Games’ volta à cidade neste mês

O mercado de jogos eletrônicos está em constante crescimento global, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de habilidades. Com o objetivo de incentivar esse universo, a Prefeitura de Maricá lançou a segunda edição do Maricá Games, um dos maiores eventos do setor no Rio de Janeiro.

Realizado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), o Maricá Games retorna à cidade após dez meses da primeira edição. O evento imersivo no mundo dos jogos acontecerá entre os dias 16 e 25 de junho, das 9h às 20h, na Arena da Barra de Maricá.

O lançamento do evento contou com a presença da primeira-dama Rosana Horta, dos secretários José Alexandre (Promoções e Projetos Especiais) e Adriana Costa (Educação), do presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, e dos organizadores do evento.

Lacerda destacou que a missão da Codemar com o evento é lançar uma visão de futuro, pensando em novas ferramentas. Ele ressaltou que os games têm desempenhado um papel importante na economia moderna, oferecendo um mundo de oportunidades.

O presidente da Codemar enfatizou que os jogos atualmente são utilizados como ferramentas pedagógicas e educacionais, fazendo parte do cotidiano das famílias.

O Maricá Games é um evento gratuito que proporcionará entretenimento e disseminação de conhecimento, com diversas atrações, como jogos, oficinas, concursos e experiências virtuais e interativas.

José Alexandre, o secretário de Promoções e Projetos Especiais, destacou a intenção de fazer a cidade crescer e se desenvolver, criando oportunidades de negócios para toda a cadeia produtiva que alimenta o setor de turismo. Ele afirmou que o evento tem potencial para entrar no calendário oficial da cidade, trazendo oportunidades para o setor hoteleiro e gastronômico, além de gerar repercussão em torno da temática.

A indústria de games movimentou US$ 200 bilhões em todo o mundo somente em 2022. No Brasil, o mercado de games é um dos que mais crescem. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2022, estima-se que 74,5% dos brasileiros pesquisados são adeptos aos jogos eletrônicos.

O público poderá participar de diversas atividades durante o evento, como a Arena Geek, Arena E-Sports, Espaço Fut, Espaço Fighter, Espaço Family Friendly, além do espaço de realidade virtual. Haverá batalhas de Just Dance, apresentações no palco KPop e debates sobre gamificação da educação, universo geek, fliperamas e oficina de streamers.

Atrações

Arena Geek- Espaço destinado à realização de oficinas diversas do mundo geek, além de três cosplayers interagindo durante todo período do evento.

-Oficina swordplay arena – Espaço que remete à magia da época medieval, onde os participantes vão duelar com armas de espuma e ainda forjar seu próprio brasão.

-Oficina Espaço da Magia- Espaço temático do bruxo mais famoso do mundo com aulas de magia, chapéu seletor de casas e confecção de poções mágicas.

-Oficina Espaço das estrelas – Espaço com temática da maior franquia intergaláctica. Aulas sobre o uso da força, oficina de papercraft e grande batalha contra stormtroopers

-Oficina streamer/youtube/tiktok- Estúdio com profissional para ensinar a produzir videos para a internet.

-Arena E-Sport- Será o ponto principal do evento e contará com equipamentos para gerar experiência gamer profissional para o público de todas as idades, possuindo conteúdo exclusivo para cada uma delas. Além disso, será palco de mesas, onde acontecerão palestras e debates do cenário nacional e internacional do mercado de criação de games e esports.

-E-Sports – O jogo do estilo ‘moba’ mais famoso do mundo trabalha toda a parte de montagem tática e estratégia onde jogador seleciona um campeão e designa sua determinada função. O objetivo do game é derrubar as torres do inimigo e conquistar a vitória. A criatividade é a sua maior arma em uma mistura de estilo e experiência em um cenário global e competitivo. Uma verdadeira batalha ao redor do mundo em diferentes cenários, onde os mapas são feitos sob medida para estratégias de equipe jogadas em jogos de futebol eletrizantes.

-Espaço Fut- Espaço destinado à experiência de futebol virtual. Os participantes terão a oportunidade de duelar 1×1 ou 2×2 em jogos de futebol virtual, como Fifa 22, entre outros.

-Espaço Fighter-Espaço destinado à experiência em jogos de luta. Os participantes terão a oportunidade de duelar nos mais diversos jogos de luta clássicos, entre outros.

-Espaço family friends-Espaço com jogos para toda familia se divertir.

-Espaço realidade virtual Espaço futurista com experimentação de games em óculos com realidade virtual em diferentes cenários para experiências.

Just Dance/Palco

-Oficina de K-pop- Será realizado diariamente pela manhã e pela tarde. Aos finais de semana, serão realizados dois grandes concursos de k-pop com outras atividades como quiz e random dance.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo