Maricá: Prefeitura entrega 19 imóveis do ‘Programa Habitar’, área já sofreu com alagamentos
O programa ‘Habitar Reassentamentos’, que retira moradores da cidade que habitam regiões de risco de deslizamentos e alagamentos, entregou na manhã desta quinta-feira (06/07), as chaves de 19 moradias a pessoas cadastradas no programa, muitas delas que residiam às margens do Rio Mumbuca.
O programa é referência em habitação popular e compra imóveis ociosos de construtores para reassentar estes moradores. Porém, as casas entregues nesta quinta-feira (06/07) ficam em uma região que alaga sempre que ocorrem chuvas fortes, tendo um sério problema de escoamento das águas pluviais.
Um programa que tem por objetivo levar moradia digna aos seus habitantes pode ter cometido um erro primário em não consultar, com a Defesa Civil, os pontos em que ocorreram alagamentos nos últimos anos.
A região da entrada do bairro de Pindobas, na Estrada Henfil, sofre frequentemente com as chuvas, tendo registrado nível superior a 1 (um) metro nas chuvas de abril de 2022. Até o momento, não ocorreram obras para resolver esse problema desde as últimas fortes chuvas que atingiram a região em janeiro e fevereiro deste ano.
Questionamos a prefeitura de Maricá sobre se houve consulta à Defesa Civil sobre a possibilidade de alagamentos na região – em vista das últimas fortes chuvas – que respondeu através de nota:
“A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, informa que durante o processo de compra foi identificado que o condomínio Pindobas não sofreu com acúmulo momentâneo de água das chuvas no último ano, nem mesmo nas últimas chuvas de maior volume que causaram transtornos no município. Todas as unidades foram vistoriadas no período e não foram encontradas nenhuma indicação de acúmulo de água. O condomínio garantiu uma taxa de permeabilidade elevada devido ao uso de piso intertravado e com a instalação de grama em quase toda a área de piso livre. Foi feito também um sistema de escoamento externo com ralos nas laterais das unidades.”
Maricá: Entenda a diferença entre ‘Minha Casa, Minha Vida’ e o programa ‘Habitar’