Pré-Enem Popular promove aula gratuita sobre ditadura militar no Cinema Henfil de Maricá
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Maricá está organizando uma cine-aula que ocorrerá no dia 17 de agosto, quinta-feira, às 18h, no Cinema Henfil, localizado no Centro da cidade. Neste evento, serão apresentados música e filme relacionados à ditadura militar no Brasil. O professor de História, Willian Campos, ministrará uma palestra abordando os governos militares no país durante o período de 1964 a 1985. Este tópico se tornou novamente relevante devido à inclusão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A cine-aula é parte da 8ª edição do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg, um curso preparatório oferecido gratuitamente pela Secretaria de Educação, com o apoio da Secretaria de Cultura.
A cine-aula é aberta ao público e não requer inscrição prévia. Além disso, será transmitida ao vivo pela página do projeto no YouTube (https://m.youtube.com/@preenempopulariaraiavelberg) para os alunos dos polos São José, Inoã e Itaipuaçu. As vagas para assistir presencialmente no Cinema Henfil já estão esgotadas, sendo ocupadas pelos estudantes da unidade Centro. Nesta edição do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg, um total de 1.910 alunos estão participando.
Durante a cine-aula, será exibido o documentário “Uma Família Ilustre”, que possui uma duração de 20 minutos e aborda o período da última ditadura militar no Brasil. O curta-metragem apresenta uma conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil responsável por assassinar e incinerar militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, um psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos. Em seguida, o cantor Ronaldo Valentim irá apresentar músicas emblemáticas desse período, incluindo “Apesar de você” e “Vai passar” (Chico Buarque), “O bêbado e a equilibrista” (Elis Regina), “Alegria, alegria” (Caetano Veloso) e “Pra não dizer que não falei das flores” (Geraldo Vandré).
O professor Willian Campos comentou sobre a natureza didática e única dessa aula, na qual os alunos serão envolvidos em exercícios práticos, contextualizando as músicas. Dado o ressurgimento do tópico sobre ditadura militar no Enem, essas músicas são usadas como referência em algumas questões.
O Pré-Enem Popular Iara Iavelberg acontece em quatro polos diferentes. Desde junho, as aulas online são transmitidas ao vivo nas noites de segunda e quarta-feira através do canal do YouTube. Além disso, o curso inclui aulas presenciais nas terças e quintas-feiras à noite nos polos: Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos (Centro), Escola Municipal Caic Elomir Silva (São José do Imbassaí), Escola Municipal Vereador Aniceto Elias (Polo Inoã) e Escola Municipal Anísio Teixeira (Itaipuaçu).
Todos os participantes do curso receberão atendimento individualizado e personalizado através do WhatsApp, acompanhamento de professores particulares para a disciplina de redação, correção, orientação psicológica, realização de simulados e auxílio na escolha de carreira.
Na edição anterior do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg, 86 alunos conquistaram vagas em instituições públicas de destaque no país, após realizarem o Enem. Isso incluiu universidades como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e outras instituições de ensino.