Notícias de MaricáTempo

Maricá tem 13 desalojados devido às chuvas; cidade está em estágio de atenção

As chuvas que atingiram todo o Estado do Rio deixaram, em Maricá, 13 moradores desalojados, que foram acolhidos no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro da cidade.

De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, foram registradas, até o momento, cinco ocorrências, sendo uma queda de árvore em Guaratiba, dois riscos de desabamento e uma rua com rachaduras em Jacaroá. Houve ainda um deslizamento de encosta no Bairro da Amizade. Há ainda dois bolsões d’água, sendo um deles na altura do km 25 da rodovia RJ 106, na altura do Parque Nanci, sentido Niterói. O outro bolsão está na altura do km 14,5 da rodovia, em Inoã, no sentido Maricá. Os motoristas devem ter atenção ao trafegar na via.

Até o momento, o maior volume de chuva registrada foi de 89,47 mm na estação Espraiado, seguido de Inoã, com 55,91mm. Na estação da Mumbuca foram registrados 46,60mm e em Itaipuaçu 09,24mm. Desta forma, a Defesa Civil permanece em estágio meteorológico de Alerta.

Desde as primeiras horas de hoje, o prefeito Fabiano Horta monitora a situação no Centro de Operações de Maricá (Comar).

“Quero tranquilizar os moradores.Todas as nossas equipes estão de prontidão, distribuídas pela cidade como um todo. Há mais de 10 pontos com estrutura de agentes presentes. A previsão é de que essa chuva se intensifique a partir de hoje à tarde até amanhã. É importante que a gente tenha todos os cuidados possíveis para prevenir os locais de enchentes. Fiquem atentos às nossas recomendações postadas nas redes sociais. Se as sirenes tocarem nas suas áreas, por favor, se desloquem para lugares seguros. A chuva é intensa. Isso é para que a gente tenha de fato a segurança e a tranquilidade para passarmos juntos por esse final de semana”, afirmou o prefeito.

Moradores desalojados

De acordo com Raquel Lima, coordenadora do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), 13 pessoas estão abrigadas no Centro Educacional de Maricá (CEM) Joana Benedicta Rangel, no Centro da cidade. Elas são oriundas dos bairros de São José do Imbassaí e Vale da Fiqueira. Oito pessoas desalojadas de suas residências foram levadas para casa de familiares.

“Em Sacristia, um ônibus amarelinho e um agente da Defesa Civil estão prontidão devido a um risco geológico de desabamento. Os agentes ainda estiveram nos bairros Mumbuca, Condado e Silvado para monitoramento da região que tem risco de alagamentos, mas não houve ocorrências até o momento. No Parque Nanci, há ônibus posicionados para caso de necessidade de resgate. Todos os rios da cidade estão sendo monitorados. Estamos atentos e nos antecipando a possíveis riscos”, afirmou Raquel.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá está com equipes de plantão 24h para atender chamados de emergência pelos telefones 199 e (21)2637-1999 ou pelo WhatsApp (21)98294-3235 /(21) 98263-0048.

Serviços essenciais

Os serviços essenciais de saúde funcionarão normalmente, com atendimento 24 horas, incluindo o Hospital Conde Modesto Leal (Centro), a UPA de Inoã, o Pronto Atendimento Santa Rita (Itaipuaçu) e o SAMU 192. As Unidades de Saúde da Família (USF) e da atenção especializada também funcionarão, mantendo as consultas e procedimentos agendados dentro do possível.

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) estão com todo o maquinário preparado para atuar na desobstrução de vias caso seja necessário. Agentes da Seop, Guarda Municipal, Trânsito, além de equipes da Empresa Pública de Transportes e secretarias de Assistência Social, Educação, Iluminação Pública, Habitação, Proteção Animal, Agricultura e Cidade Sustentável também estão mobilizadas para assegurar os diversos serviços públicos e prestar auxílio aos moradores.

A população conta com dez pontos de apoio estratégicos em diferentes bairros da cidade, que foram definidos pela prefeitura em caso de necessidade de suporte, além de dois abrigos temporários, que serão instalados em escolas municipais do Centro e de Itaipuaçu, conforme plano de contingência e locais relacionados abaixo.

Pontos de apoio:

VALE DA FIGUEIRA E BANANAL

EM Amanda Pena

Rua Ermínio Ferreira da Silva

MUMBUCA E AVENIDA

EM. Joaquim Eugênio

Rua Ledo Barroso Bittencourt

ITAIPUAÇU

Centro Evangelistico (IDE)

Av. Carlos Marighella, esquina com Rua 44

INOÃ (MCMV)

EM. Aniceto Elias

Rua Leonardo José Antunes

BAIRRO DA AMIZADE

EM Marcos Vinícius C. Santana

Avenida Três

PONTA NEGRA – SACRISTIA

Igreja Evangélica Independente

Avenida Antônio Carlos Jobim

PEDREIRAS, PARQUE ELDORADO E MUMBUCA (ROVAL):

EM. Carlos Magno Legentil de Mattos

Rua Barão de Inoã, 100

SÃO JOSÉ DO IMBASSAÍ

Primeira Igreja Batista

Rodovia Amaral Peixoto, 21

BOQUEIRÃO
EM. Maurício Antunes

Rua 63, Estrada do Boqueirão

PARQUE DA CIDADE

Escola de Samba União de Maricá

Rodovia Amaral Peixoto, km 28,5

Pontos de apoio móveis:

Os ônibus escolares amarelinhos estarão circulando nos quatro distritos da cidade, além do Vale da Figueira.

Abrigos temporários:

CENTRO

Centro Educacional Joana Benedicta Rangel

Rua Nossa Senhora do Amparo, 240

ITAIPUACU (MCMV)

CEPT Leonel Brizola

Av. Jardel Filho (antiga Av. Dois), esquina com Rua Alice Maximiliano de Souza

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo