Maricá: Vereador Netuno denuncia troca de corpos no Hospital Ernesto Che Guevara; Prefeitura se pronuncia
O vereador Ricardinho Netuno denunciou um episódio grave ocorrido nas dependências do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. Segundo ele, houve uma troca de corpos de pacientes falecidos, situação que teria sido mantida em sigilo pela gestão do hospital. A denúncia foi publicada em suas redes sociais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
“Trocaram os corpos dentro do hospital, estão tentando abafar o caso. Um absurdo sem precedentes em Maricá. Uma família já abalada pela dor da perda confiou no hospital Che Guevara, que o governo vende como uma grande referência pra saúde, mas no momento mais delicado, na hora do velório, descobriram que o corpo entregue não era do seu parente. Isso é desumano, é irresponsável, é inaceitável e mostra a forma vergonhosa como a saúde de Maricá vem sendo tratada”, declarou o vereador.
Ricardinho também criticou a postura do secretário de Saúde, Marcelo Velho, e disse que a gestão municipal tenta transferir responsabilidades sem realizar uma apuração efetiva.
“Um secretário como Marcelo Velho, que não deveria estar à frente de uma pasta tão importante, prefere dar respostas superficiais, se esconder ao invés de resolver os problemas da cidade. Mandaram duas supervisoras embora, sem apurar nada, sem buscar quem é o verdadeiro responsável, apenas pra jogar culpa em alguém e silenciar os familiares. Não vamos aceitar essa cortina de fumaça!”, disse.
O parlamentar afirmou ainda que vai cobrar esclarecimentos imediatos e medidas estruturais para evitar novos casos.
“O erro é gravíssimo, por se tratar de desculpas baratas e demissões sem investigação séria, eu vou cobrar explicações imediatas, responsabilização exemplar e mudanças estruturais no governo. A população não merece tamanho descaso, não merece esse jogo de empurra-empurra, não merece tamanha humilhação. O povo merece dignidade, respeito e justiça. Contem comigo! Não vão abafar mais esse caso cruel na nossa cidade. Se trocaram um corpo, o outro também foi errado. Venho recebendo diversas denúncias: omissão dentro do hospital, de negligência médica, de erro médico, pessoas que estão morrendo por culpa exclusiva dessa gestão”, concluiu.
O que diz a prefeitura de Maricá?
Em resposta à solicitação enviada pelo Maricá Info, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, informou “que houve a retirada equivocada de um paciente falecido no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara por parte da funerária contratada pela família. Ao constatar o incidente, todas as medidas foram tomadas de imediato pelo hospital. Dois profissionais do setor responsável já foram desligados.
A Secretaria manifesta solidariedade às famílias envolvidas e reafirma seu compromisso com a transparência, o respeito e a responsabilidade no atendimento.”