Maricá dá início a estudos para criar hidrovia no Complexo Lagunar
Maricá deu os primeiros passos para a criação de uma nova alternativa de transporte: uma hidrovia integrada ao Complexo Lagunar Maricá-Guarapina. A iniciativa é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
Atualmente em fase de estudos de viabilidade, o projeto prevê a implantação de hidrovias e de Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4). A proposta tem como objetivo ampliar a oferta de modais de transporte, com a realização de estudos ambientais para a obtenção da Licença Prévia (LP), além da elaboração dos projetos básico e executivo.
Com mais de 34 quilômetros de extensão, o Complexo Lagunar Maricá-Guarapina poderá se transformar em uma rota aquaviária estratégica, promovendo maior conectividade entre os bairros. A expectativa é que a hidrovia reduza o tempo de deslocamento da população, ajude a desafogar o trânsito nas vias terrestres e incentive o transporte de pequenas e médias cargas. A atividade pesqueira local também deverá ser beneficiada.
De acordo com a Codemar, o projeto busca impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade, ao estimular a integração multimodal e atrair novos investimentos em infraestrutura e logística. A hidrovia, quando concluída, tem potencial para se consolidar como um marco na mobilidade urbana da região.