Tecnologia

Notebooks: Usado, novo ou de vitrine. Qual deles mais vale a pena?

Se você está pensando em trocar de notebook, ou está comprando o  seu pela primeira vez, saiba que há muitas opções na hora de comprar um computador portátil. Ele pode ser um notebook novo, notebook de vitrine ou um notebook usado.

Bom essa dúvida pode ser bem normal e se você é alguém que não entende absolutamente nada de tecnologia e chegou até aqui você está no lugar certo. 

Para resumir antes de nos aprofundarmos no assunto a compra de um computador tem que partir do que você necessita, seu orçamento e sua funcionalidade, no entanto ao escolher um notebook de vitrine você vai poder comprar um computador não usado, porém aberto e ainda assim contar garantias da loja.

Como é feito o Notebook?

Antes de escolher o seu notebook, primeiro você precisa saber o que ele é feito e como ele funciona? E vamos entender agora tudo sobre isso.

Vamos entender como ele é feito, como ligá-lo, como usá-lo, recursos de software e todos os outros tipos de informações que você possa precisar.Se é isso que você procura, pode ter certeza que vai encontrar. 

A compra de um notebook usado, recondicionado ou de vitrine pode ser uma boa opção, desde que seja feito com cuidado e com atenção às necessidades do comprador. As vantagens são a economia de dinheiro, contribuição para o meio ambiente, boa relação custo-benefício. 

Dicas para comprar um notebook de vitrine:

  • Análise o estado de seu aspecto externo, veja se há arranhões ou danos muito visíveis;
  • Veja a diferença de preço entre um notebook de vitrine e um notebook lacrado do mesmo modelo;
  • Analise sua ficha técnica. Itens como memória e processador são os mais significativos.

Notebook: Como funciona, passo a passo para usar seu notebook

O notebook funciona da mesma forma que um computador de mesa, no entanto ele não precisa estar sempre conectado a rede de energia. Para poder começar a usar seu computador você vai precisar criar uma conta ou vincular ele a uma conta sua de e-mail, isso vai permitir posteriormente você ter acesso a aplicativos e a preservar seus arquivos com a senha de acesso ao computador.

Ligue o computador e escolha uma senha para sua conta. Será importante proteger seus dados de outros usuários que possam usar seu PC. Configure a rede de internet para poder navegar: dependendo do tipo você pode escolher wifi ou cabo.

Instale um navegador de Internet diferente do padrão no seu laptop: pode ser útil ter o Chrome ou o Firefox instalado, por exemplo, porque esses navegadores fornecem extensões instaladas ​​(como bloqueadores de anúncios) que podem ser úteis para você aprender o que mais precisa e quando.

Instale os principais programas que você acha que pode precisar. Normalmente, junto com o laptop, você tem a oportunidade de comprar uma licença para o pacote Office , que inclui programas para processamento de texto, cálculo, desenho, construção de banco de dados e muito mais. Mas se você não optou por essa solução, existem pacotes com licença gratuita que têm mais ou menos a mesma função, como o OpenOffice ou o Google Docs .

Instale outros programas úteis: você pode precisar de um reprodutor de vídeo , um programa de edição de vídeo ou áudio , um programa para pós-produção de imagens , um leitor de livros online , um leitor de PDF , um programa para compactar ou descompactar arquivos … enfim, com base em suas necessidades de estudo, trabalho ou hobby, você certamente terá preferências sobre os programas a serem utilizados.

Lembre-se de que já existem ferramentas muito úteis dentro do seu computador: a calculadora, o bloco de notas, os post-its digitais : você não precisa baixar nada para usá-los!

Se você gosta de ouvir música , lembre-se que também pode fazer isso por meio de programas online: basta se registrar como faria com seu smartphone e pronto.

A área de trabalho de seu notebook

Depois de ligar o seu notebook, você se encontrará na área de trabalho dele . Esta é uma área que ocupa a tela inteira do seu computador, com vários ícones e outros elementos gráficos que têm sua própria função. Aqui, porém, uma pequena distinção deve ser feita.

Se estiver usando um PC com Windows, você verá uma determinada área de trabalho. Se estiver usando um outro tipo de sistema como o Mac, irá encontrar uma área de trabalho totalmente diferente, assim como Linux e etc.  Saber usá-las e se adaptalas acontece com o tempo. A área de trabalho mais conhecida no mundo e mais lembrada quando pensamos em área de trabalho de computadores e notebooks é a área de trabalho do Windows microsoft e pode ser que você se adapte melhor a esta área de trabalho ou aprenda mais fácil, por já ter algum tipo de contato. 

Vamos começar com os elementos principais. Na barra inferior você encontrará alguns ícones que permitem acessar rapidamente algumas funções. Com a pasta amarela (chamada Explorador de Arquivos ) você pode abrir a memória do dispositivo para ver os arquivos armazenados, com a barra de pesquisa você pode pesquisar no seu PC e na Web o que precisa, enquanto com o botão com os 4 quadrados azuis , você pode abrir o menu Iniciar do Windows .

No menu Iniciar, clique em Todos os aplicativos para ver uma lista de programas no seu PC e, quando encontrar o que deseja, clique nele para abri-lo. Se você não sabe o que quero dizer com clique, o próximo capítulo explicará para você.

Quanto aos ícones espalhados na área de trabalho, eles podem ser arquivos, pastas ou programas. Aqui você encontrará o “atalho” para acessá-lo. Para iniciar qualquer programa ou abrir qualquer arquivo aqui, clique duas vezes nele . Depois de abrir qualquer coisa, você pode fechá-la clicando no ícone X localizado no canto superior direito. Se não conseguir fechá-lo, use a combinação de teclas Alt+F4 para fechar quaisquer programas ou arquivos abertos. Para excluir qualquer arquivo da sua área de trabalho ou de uma pasta, basta selecioná-la com um clique e pressionar o botão Excluir no seu teclado.

Se você quiser personalizar um pouco seu PC, você pode facilmente alterar a foto de fundo da sua área de trabalho em apenas alguns passos. Para inseri-lo , clique com o botão direito do mouse em um local vazio na área de trabalho e escolha a opção Mostrar mais opções, seguida de Personalizar . Aqui você escolhe a opção de fundo e depois o botão Procurar fotos para escolher uma da memória. No Mac, após clicar com o botão direito, basta pressionar o item Alterar plano de fundo . Você pode sempre aprender mais sobre seu computador a partir do momento que vai usando, é como você faz com seu celular, ou quando adquire uma máquina de lavar nova e geladeira com configurações e botões que nem sabe como usá-los no início. 

As tecnologias não apenas as que alcançamos no dia atual, mas todas as tecnologias que a humanidade passou a experimentar com o passar do tempo forma para beneficiar nossa vida e ajudar no nosso dia. Neste caso o notebook chegou para facilitar nossa conexão com o mundo mesmo quando estamos em movimento. 

Quando for comprar o seu não deixa de pensar em cada dica que lhe demos aqui e o aproveite da melhor maneira possível. 



Relacionados

Botão Voltar ao topo