FLIMNotícias de Maricá

FLIM reúne literatura, cultura e shows de Seu Jorge, Mari Fernandez e Jorge Vercillo em Maricá; confira a programação!

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, dá início nesta sexta-feira (05/09) à 10ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que acontece na Orla do Parque Nanci até o dia 14 de setembro. Considerada a maior já realizada no município, a festa contará com a presença da escritora Conceição Evaristo, homenageada do evento, e apresentações de artistas renomados como Seu Jorge, Mari Fernandez, Jorge Vercillo e Thiago Martins.

A programação inclui mais de 70 debates, rodas de conversa e atividades culturais, sempre das 8h às 20h. Nas sextas, sábados e domingos, o público poderá acompanhar shows musicais até as 23h.

“Toda a minha obra estará disponível no evento, e eu estarei presente para conversar com leitores e dar autógrafos. Além disso, vai ser uma oportunidade para estar com vários escritores e escritoras do país”, convida Conceição Evaristo, vencedora de prêmios como o Jabuti.

Além dela, participam da FLIM nomes como Bárbara Carine, Eliana Alvez Cruz, Jeferson Tenório, Luiz Antônio Simas, Helena Theodoro, José de Abreu, Bela Gil, Xico Sá, Leo Jaime, Nath Finanças, Hélio de La Peña, Maria Ribeiro, Projota, entre outros, além de convidados internacionais de países como Cuba, Guiné-Bissau e México.

Estrutura

O evento será dividido em tendas temáticas. A tenda Papo FLIM receberá as principais mesas de debate. Logo no primeiro dia, a mesa “Crônicas Urbanas” reunirá Ruy Castro e Jessé Souza, com mediação de Edney Silvestre. No fim de semana, estão programadas conversas como “AFROTopias”, com Renato Noguera e Kiusam de Oliveira, e “Escrivivências da Quebrada”, com Jessé Andarilho, MV Bill e Rodrigo Santos.

A FLIM Jovem trará pautas ligadas ao movimento estudantil, hip hop, esportes e debates sobre a juventude. Já a FLIMzinha terá atividades voltadas ao público infantil, como contação de histórias, pintura facial, apresentações musicais e participação da Mangueira do Amanhã.

Haverá ainda uma grande tenda de editoras e coletivos literários, com lançamentos de livros, sessões de autógrafos e venda de títulos.

Shows

Os shows principais encerram as noites de sexta, sábado e domingo. Na primeira semana, se apresentam Seu Jorge e Leoni. Já nos dias 12, 13 e 14 de setembro, será a vez de Thiago Martins, Jorge Vercillo e Mari Fernandez.

  • Sexta-feira (05/09), às 22hSeu Jorge

  • Sábado (06/09), às 20hPaulo Miklos

  • Domingo (07/09), às 22hLeoni

  • Sexta-feira (12/09), às 22hThiago Martins

  • Sábado (13/09), às 22hJorge Vercillo

  • Domingo (14/09), às 22hMari Fernandez

Incentivo à literatura local

A FLIM também valoriza escritores de Maricá, reunindo mais de cem autores da cidade, incluindo alunos e professores da rede municipal de ensino. Muitos deles lançarão suas obras durante o evento.

FLIM Card

A participação na festa é gratuita. Além disso, estudantes da Rede Pública, bolsistas do Passaporte Universitário e do Passaporte Técnico, alunos do IFF e servidores da Secretaria de Educação terão acesso ao FLIM Card, um voucher digital de R$ 200 para aquisição de livros nos estandes. O benefício é pessoal e intransferível, sendo proibida sua venda ou repasse.

Programação do primeiro dia

  • FLIMzinha
    9h30 – Mundo Bita
    10h30 – Pintura facial – Animaniacs
    12h – Cosplay
    13h – Pintura facial – Animaniacs
    14h30 – Contação de História: Lili Dias

  • Palco Jovem
    8h30 – Abertura com intervenção poética e literária
    11h – Bate-papo “Na moral, o que é ser jovem hoje?”
    13h – Palestra sobre orientação vocacional e primeiro emprego
    15h – Roda de conversa sobre juventude e vida acadêmica

  • Papo FLIM
    10h – Roda de conversa “Escrevivências”
    14h30 – Debate “Cidades Litorâneas e Saberes do Mar”
    16h – Talk Show com Fernando Ceylão e Paulinho Serra
    17h – Abertura interativa e ato oficial
    18h – Mesa “Crônicas Urbanas” com Ruy Castro e Jessé Souza

  • Palco Principal
    17h – Abertura interativa
    17h30 – Ato de abertura
    20h – Show Prata da Casa: Paul Rock
    22h – Show de Seu Jorge

Relacionados

Botão Voltar ao topo