NotíciasNotícias da CidadeObras

Canal de Bambuí recebe obras do Estado


DSC05956

Obras no Bambuí começaram a cerca de um mês
O Canal de Bambuí, que liga diversas localidades no 2º Distrito de Maricá, de Bambuí a Ponta Negra, está recebendo obras do Governo do Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). As obras, iniciadas há cerca de um mês, constam de dragagem para desobstrução e aprofundamento do leito e limpeza das margens, além da colocação de manilhas de concreto para regulação e maior vazão do fluxo d’água.
Está prevista ainda uma tubulação paralela para permitir a oxigenação da lagoa, enquanto as obras são executadas. A previsão de término é para janeiro de 2011. Moradores e pescadores locais temem a mortandade de peixes, se não houver renovação das águas da lagoa, a curto prazo.
“Com o verão chegando, aumenta a evaporação e o espelho d’água é reduzido. Além disso, o canal, que está totalmente assoreado, é a via natural de entrada e saída de espécies como o parati e o robalo, que entram na lagoa para desova e criatório. Se o canal não for dragado a tempo, o prejuízo econômico e social será enorme, além do risco de doenças pela mortandade dos peixes. Já aconteceu uma vez, e esperamos que não aconteça novamente”, disse um morador, que não quis se identificar.
Texto: Fernando Uchôa 
Foto: Marcos Perrier

(*) Secretaria Municipal de Comunicação: 10/12/2010

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo