Saúde

O ‘MaricáInfo.com’ apoia o Outubro Rosa de combate ao câncer de mama

Empenhados em divulgar as ações de prevenção ao câncer de mama decidimos entrar na campanha do Outubro Rosa, ajudando na conscientização das mulheres com idades em que a doença costuma aparecer, entre os 40 e os 49 anos.

A Prefeitura Municipal não informou nenhum calendário de eventos ou de ações conscientizadoras em locais públicos, como acontece em diversas outras cidades.

Estimativa

Cristo Redentor iluminado para a campanha Outubro Rosa.
Cristo Redentor iluminado para a campanha Outubro Rosa.

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos.

A mamografia é hoje a principal estratégia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos as mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama, como as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino.

Nós do 'MaricáInfo.com' apoiamos o Outubro Rosa e a luta contra o Câncer de Mama.
Nós do ‘MaricáInfo.com’ apoiamos o Outubro Rosa e a luta contra o Câncer de Mama.

História

O “Outubro Rosa” é um movimento mundial, nascido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura para a doença.

O movimento “Outubro Rosa” caracteriza-se por imprimir a cor rosa – cor que marca a luta contra o câncer de mama – aos ambientes de acesso público. Tradicionalmente o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação em rosa de prédios e monumentos; pela pintura de muros, calçadas, bancos de praças; pela mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações em geral; e outras ações mais que a criatividade possa alimentar.

Outubro Rosa no Brasil

Em 2008, o Brasil aderiu à campanha e, com realização da FEMAMA, foram iluminados o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca, em São Paulo, a Ópera de Arame, no Paraná, o memorial Jucelino Kubchek, em Brasília, e o Palácio Piratini e a torre da Usina do Gasômetro no Rio Grande do Sul.

A razão de mobilizar para o Outubro Rosa está relacionada aos números da doença. Embora o câncer de mama seja uma doença curável se detectada em seus estágios iniciais, entre 1979 e 1999, a taxa bruta de mortalidade por câncer de mama no Brasil experimentou um aumento de 69% (de 5,77/ 100.000 em 1979, para 9,75/100.000 em 1999).

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo