Notícias de Maricá

Caravana da TV Digital chega a Maricá

Ação itinerante leva informações à população sobre o desligamento do sinal analógico de TV e faz o agendamento para que famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal possam retirar seus kits gratuitos

O sinal analógico de TV será desligado em Maricá e em outros 18 municípios do estado do Rio de Janeiro em 25 de outubro. A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital, intensifica suas ações para levar até a população informações sobre o processo.

Neste fim de semana, a entidade, em parceria com a ONG Programando o Futuro, realiza mais uma edição da Caravana da TV Digital em três municípios do leste fluminense. No sábado (26/8), a cidade de Maricá receberá, das 8h às 12h, o ônibus adaptado para se tornar uma sala de aula volante, onde são apresentadas informações sobre o desligamento do sinal analógico de televisão. No mesmo dia, a ação itinerante estará em São Gonçalo, na Praça do Gradim, das 14h às 17h. Já no domingo (27/8), é a vez de Niterói receber o evento, que acontecerá na Praça do Caramujo, das 9h às 13h.

Na Caravana da TV Digital, as famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal podem fazer o agendamento para retirada de kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, em um dos pontos de distribuição. Com o número do NIS (Número de Identificação Social) também é possível verificar se a pessoa tem direito de receber o kit gratuito. Além disso, o atendimento itinerante oferecerá corte de cabelo, aferição da pressão e atividades recreativas e pintura facial para as crianças.

A Caravana oferece ainda a oficina Sintonize-se, que orienta a comunidade a fazer a busca de canais de TV, bem como instalar o conversor e a antena digital. “Na Caravana, a população poderá tirar todas as dúvidas sobre a mudança e também efetuar o agendamento para retirada dos kits gratuitos”, explica a gerente regional da Seja Digital, Vivian Bilhim. Mais de 1,2 milhão de kits gratuitos estão disponíveis na região para serem distribuídos às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal.
Serviço Caravana da TV Digital

Sábado – 26/8
Município: Maricá
Data: 26/8/2017
Horário: das 8h às 12h
Local: Praça do Ferreirinha, São Bento da Lagoa – Itaipuaçu

Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Sobre a Programando o Futuro
Organização Não Governamental que atua com o objetivo de fortalecer as iniciativas da sociedade civil por meio do incentivo ao uso apropriado das tecnologias da informação e comunicação. Os projetos desenvolvidos pela Programando o Futuro estão focados em quarto eixos: inclusão digital para o desenvolvimento local, qualificação para o mundo do trabalho, fortalecimento das redes e tecnologias de apoio à sociedade civil e reaplicação e estímulo a utilização de tecnologias sociais e conhecimentos livres.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Bonita á transformação em prol da população carente com a chegada da TV DIGITAL. PENA QUE NÃO CHEGA ÁGUA E TRATAMENTO DE ESGOTO AO REDOR DE MARICÁ.(VERGONHA)

  2. Bom dia ,eu comprei um conversor digital e coloquei na minha tv 29 polegadas e não funcionou , estava dando sinal fraco. Trouxe para o rio e fiz a instalação e pegou 24 canais ,sem problema nenhum.
    A minha casa fica na rua 42 à mais ou menos 150 metros da praia, será que é por isso que não funcionou, falta de sinal.

Botão Voltar ao topo