As 6 Melhores Trilhas em Maricá (RJ)

Você curte estar em meio à natureza e se sentir mais vivo e ainda por cima descobrir novos lugares? Saiba que em Maricá (RJ) tem lugares que podem te impressionar. Nós do ‘Maricá Info’ fomos conferir as 6 melhores trilhas da cidade e te mostramos como chegar em cada uma delas.

Vale destacar que há diversas outras trilhas e cada uma com sua beleza, mas levamos em consideração a facilidade de acesso de carro ao início da trilha.

6 – Pedra do Macaco

Vista panorâmica da cidade, como lagoas, mar e ilhas, além de conexão com a natureza em meio à Mata Atlântica, é o que pode se esperar da Trilha da Pedra do Macaco, que fica no bairro de São José do Imbassaí, em Maricá.

Vista do alto da Pedra do Macaco, com a Lagoa de Maricá ao fundo.

A trilha pode ser acessada através da Estrada da Cachoeira pela rodovia Amaral Peixoto no sentido Niterói na altura do km 21 (Passarela). Deve-se seguir direto e acessar a rua um. No final desta rua há uma pequena entrada, por onde começa a trilha e a subida até a Pedra do Macaco. Clique aqui e confira o caminho completo da trilha da Pedra do Macaco.

Confira a próxima na página seguinte!5 – Grutas do Spar

Localizada no bairro de mesmo nome, as Grutas do Spar são formações rochosas criadas através de escavações e explosões para a retirada de material mineral durante décadas.

Hoje já não há exploração mineral nas grutas e as mesmas se tornaram ponto turístico e uma das trilhas mais procuradas, principalmente por praticantes de rapel. Quer saber mais sobre as Grutas do Spar? Cliqui aqui!

Confira a próxima na página seguinte!

4 – Mirante do Caju

A trilha do Mirante do Caju fica na região central de Maricá, distante cerca de 2km do Centro da cidade. A trilha é considerada leve e tem seu acesso fácil pelo Morro do Caju. Atualmente a região passa por obras para construção de uma área de lazer para popularizar o ponto turístico.

De lá de cima é possível ter uma vista panorâmica da cidade, em meio à Mata Atlântico, do alto dos seus 210 metros de altitude. A trilha, que tem cerca de 1200 metros de extensão, pode ser percorrida em uma média de 30 minutos (ida). Clique aqui e confira mais sobre a trilha do Mirante do Caju.

Para chegar ao local é simples! Entrando no centro e acessando a rua Domício da Gama, siga até o final e depois pegue o caminho para o bairro do Flamengo pela rua Padre Arlindo Veira e depois acessando a rua Clímaco Pereira. Na segunda rotatória, acesse a rua Luiz Fernando dos Santos Caetano e suba o Morro do Caju. Na parte de cima há um caminho à esquerda, mas o correto é descer o morro e retornar, entrando na rua Primeiro de Fevereiro. Siga em frente e em seguida vire à esquerda. No final da rua você terá acesso ao mirante do Caju, com vista panorâmica para toda Maricá.

Vista noturna do Mirante do Caju. (foto: João Henrique / Maricá Info)

Confira a próxima na página seguinte!

3 – Serra do Camburi (Rampa)

Essa é uma das poucas trilhas que pode ser feita também por carro (há subidas ingrimes e não há pavimentação), e é um potencial ponto turístico, já que lá tem uma rampa de parapente que reúne – sempre que há condições climáticas – dezenas de praticante desse esporte.

A trilha tem seu acesso pela Estrada do Camburi, que leva até o topo da rampa. A trilha é bem definida e não há como se perder. Mas vá preparado, pois o caminho é de 6km, que pode levar 2 horas para ser percorrido à pé. De lá de cima é possível ter uma vista contempladora de grande parte de Maricá, suas lagoas e o mar ao fundo.

Confira a próxima na página seguinte!

2 – Pedra do Itaocaia

Do alto de seus 390 metros é possível ter uma vista panorâmica do distrito de Itaipuaçu, Inoã, além da Lagoa de Maricá, da Praia de Itaipuaçu, da Serra da Tiririca e das Ilhas Maricás.

A trilha tem 1200 metros de extensão e possui trechos mais ingrimes no meio da mata atlântica. O acesso é fácil e o esforço é recompensado. Clique aqui e confira mais sobre a trilha da Pedra de Itaocaia.

Confira a próxima na página seguinte!

1 – Pedra do Elefante

(foto: João Henrique / Maricá Info)

Localizada entre os municípios de Maricá e Niterói, a Pedra do Elefante é cartão postal e uma das trilhas mais procuradas da região. Com 412 metros de altitude, o Alto Moirão (ou Alto Mourão), é o cume da Parque Estadual da Serra da Tiririca.

A trilha começa próximo ao Mirante, localizado no lado maricaense da Serra da Tiririca. O caminho segue pela Mata Atlântica e no final há uma dificuldade adicionada, uma parte conhecida como “escalaminhada’ faz com que tenha que se utilizar pés e mãos para subir na parte rochosa da trilha. De lá de cima é possível avistar grande parte da cidade, da Serra da Tiririca, das Lagoas de Maricá, da Praia de Itaipuaçu e das Ilhas Maricás. Clique aqui e confira a reportagem completa sobre a trilha da Pedra do Elefante.

Em nosso Instagram publicamos fotos e vídeos dos lugares mais incríveis de Maricá (RJ). Clique aqui e siga-nos!

Sair da versão mobile