Notícias de Maricá

Mar calmo mas com água-viva em todo litoral de Maricá

O verão é a estação do calor e em que as praias de Maricá ficam mais calmas e com águas claras, mas na última semana, apesar de estar com poucas ondas, o litoral foi tomada por águas-vivas. O aumento desses seres não é algo incomum, mas vale o alerta para que banhistas não tenham problemas ao entrar no mar desavisados.

Elas aparecem após serem trazidas por ventos e correntes marítimas e podem causar queimaduras nos banhistas que tiverem contato com as águas-vivas. Se tiver algum acidente é necessário recorrer à ajuda em terra. As águas-vivas possuem tentáculos que liberam toxinas que causam queimaduras, ardência e vermelhidão. Se o animal grudar na pele, não tente tirar com as mãos nuas. Também se deve utilizar água do mar para limpar e retirar o ferimento e nunca água doce pois pode piorar as lesões.

Água doce dispara nematocistos por osmose e aumenta o envenenamento”, afirma Vidal Haddad, médico especializado em lesões com animais aquáticos.

Uma outra forma de banhar o ferimento é com vinagre, já que tem a capacidade de inativar a toxina liberada pelas águas-vivas.

agua viva marica
Água-vivas no litoral de Maricá (RJ).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo