Notícias de Maricá

Maricá irá ampliar Ronda Escolar

Grupamento da Guarda Municipal terá patrulhamento com horário estendido até 21h com visitas diárias a todas as 76 unidades da rede pública ensino da cidade

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), vai ampliar a partir de maio o patrulhamento do Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal a todas as escolas públicas da cidade. O efetivo será de 14 agentes, que farão as visitas diariamente nas 76 unidades de ensino, sendo 65 escolas municipais, dez estaduais e uma federal, com horário estendido até as 21h, contemplando os três turnos. A ampliação foi possível com a contratação de novos guardas municipais por concurso público.

“Estamos vivendo um momento especial na Guarda Municipal com a chegada de novos profissionais e viaturas. Um grande investimento que vem sendo feito e que ressalta o nosso compromisso em atender às demandas do povo. Isso nos permite revitalizar e dinamizar a Ronda Escolar em nosso município, pois entendemos que cuidar das nossas crianças é cuidar do nosso futuro”, explica o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Rhonaltt Bueno.

Ações preventivas nas escolas

Criado há 19 anos, o Grupamento de Ronda Escolar de Maricá realiza diversas ações preventivas de segurança nas unidades, além de zelar por seu entorno e participar de ações educativas, juntamente com o corpo docente e discente das unidades de ensino municipal.

“Quando analisamos os atendimentos e solicitações de auxílio das unidades escolares identificamos uma incidência maior de atendimentos nos momentos de entrada e saída dos turnos de aula. Com mais agentes poderemos dar mais auxílios simultaneamente”, explica o comandante da Guarda Municipal de Maricá, Jean Medeiros.

Os agentes de segurança pública balizam suas ações em legislações específicas que tem como base os direitos e os deveres de cada cidadão. No caso da Ronda Escolar, entre as legislações que norteiam a atuação da equipe, estão o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo