Notícias de Maricá

Maricá: Educação ganha novas tecnologias, mas velhos problemas continuam na rede pública

Alunos do 4º ao 9º ano da rede pública municipal terão à disposição uma série de dispositivos tecnológicos como lousas digitais, laboratório itinerante, tix letramento, além de tablets com acesso à internet, laboratório de matemática, sala maker, entre outros. Essa foi uma das novidades apresentadas na semana em que Maricá completa 208 anos de emancipação.

A importante iniciativa de incluir a inovação no ensino público na rede municipal não exclui a importância de estruturar as escolas, principalmente contratando profissionais qualificados para ensinar as crianças e os jovens.

Enquanto 15.600 tablets com acesso à internet foram adquiridos, dezenas de escolas sofrem com a baixa quantidade de profissionais nas salas de aulas e profissionais de apoio. A sobrecarga sobre os professores, que trabalham com pouco auxílio em salas de aulas cheias e muitas vezes em módulos, prejudica o ensino dos alunos.
De nada adianta a ‘educação estar on’ se há poucos profissionais de mediação para os alunos com deficiências. O básico ainda é cobrado pela comunidade escolar, enquanto a Secretaria de Educação flerta com novas tecnologias.

A cidade carece de mais escolas e mais profissionais qualificados, crescendo a demanda por um novo concurso público, já que a contratação de ‘oficineiros’ é feita por indicação política, faltando transparência no processo de chamamento e seleção dos profissionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo