Cabral renuncia ao governo do Rio de Janeiro
Após dois mandatos com popularidades opostas, o primeiro com total aprovação e reeleição tranquila no primeiro turno, já o segundo, Sérgio Cabral deixa o governo do Rio com mais de 70% de rejeição.
No seu lugar assume o vice-governador Luiz Fernando Pezão, que também é pré-canditato ao Governo do Estado. A popularidade no primeiro mandato se traduziu em sua reeleição. Seja pelas políticas de segurança pública com a implantação das UPP’s ou pelo montante de obras de infraestrutura em cidades da região metropolitana e interior do Estado.
No segundo mandato Cabral viu a popularidade despencar e a rejeição subir, principalmente após as manifestações que reuniram centenas de milhares de pessoas no Centro do Rio de Janeiro. Viagens à França com empresários, viagens com o helicóptero do Governo do Estado para a sua casa em Mangaratiba, além do ‘Caso Amarildo’ e de greves de profissionais de Educação do Estado por aumento salarial.
Nesta quinta-feira (03), Sérgio Cabral se despede oficialmente do cargo, estando previsto um discurso na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na sexta-feira (4), onde o vice-governdor Luiz Fernando Pezão (PMDB) toma posse.