Notícias de Maricá

Maricá: Meio Ambiente e Inea retiram resíduos na Restinga

Equipes da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente de Maricá e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realizaram uma ação nesta quinta-­feira (03/11) para limpar parte da orla da restinga de Maricá. Com o auxílio de uma retroescavadeira, homens e máquinas
retiraram uma barraca e diversos resíduos que estavam no local conhecido como ‘praia da Aeronáutica’ como freezers e geladeiras enferrujadas e uma grande quantidade de pneus velhos, que lotaram os quatro caminhões­-caçamba utilizados na operação, além de postes de madeira que serão serrados e retirados posteriormente.

De acordo com os fiscais, todo o material recolhido estava disposto irregularmente na localidade, que integra a Área de Proteção Permanente da Restinga de Maricá e pertence à União, e foi levado para a área administrativa do Caxito, onde fica a sede da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente. Depois de apuradas as quantidades, será dada a destinação final das peças. Segundo o coordenador da fiscalização, Jorge Ricardo Alves, parte do que foi arrecadado na ação irá para reciclagem.

Já o chefe da fiscalização do INEA, Carlos Henrique Gomes, afirmou que o proprietário da barraca demolida foi procurado para remover o material, mas não foi localizado. “Esta ação pretende evitar que haja um dano ambiental aqui e também garantir a segurança do frequentador da região, além de ser uma questão de saúde pública. O número de pneus que retiramos daqui foi realmente grande e poderiam se tornar criadouros de mosquitos durante as chuvas de verão. É um benefício para todos”, pontuou Gomes, ao garantir que os donos das outras dez barracas instaladas na areia serão procurados e notificados para retirarem as estruturas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo