Notícias de MaricáPolítica

Maricá: Vereadores discutem vacinação e volta às aulas

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (3), os vereadores debateram a importância da vacinação contra o coronavírus e falaram da necessidade da volta às aulas na rede municipal, desde que feita de forma segura para todos os alunos e os profissionais da educação. O vereador Dr. Richard (PC do B) informou que chegará à Câmara um Projeto de Lei autorizando a Prefeitura de Maricá a comprar as vacinas contra o covid-19. Ele pediu celeridade na aprovação do projeto aos demais vereadores.

“Tive uma conversa com a secretária de Saúde e ela explicou que há um interesse da prefeitura na compra das vacinas. A Frente Nacional dos Prefeitos propôs a criação de um consórcio entre os municípios. Mas para aderir a esse consórcio é preciso haver uma lei municipal. A secretária está acelerando para enviar a lei para esta Casa, mas esse prazo findará no dia 19 de março. Então peço aos meus pares para que assim que essa mensagem chegar para que possamos aprovar nas comissões desta Casa”.

Volta às aulas – O vereador Danilo Santos (PDT) pediu que a Prefeitura de Maricá viabilize um plano estratégico para que as aulas voltem no modo presencial também na rede pública de ensino. “Muitos alunos não têm celular e nem notebook. A evasão escolar está alarmante. Hoje nosso município tem medida de higiene e testagem, então precisamos pensar em como voltar às aulas”.

O vereador Felipe Bittencourt (MDB) também ressaltou a importância de retornar as aulas de forma segura para as crianças e para os professores. ”Temos que ampliar esse debate porque as consequências podem ser gravíssimas”.

O vereador Marcus Bambam (PC do B) também acredita que é preciso adaptar o sistema de ensino diante da pandemia. “Essa forma de estudo usada no ano passado era a forma que tínhamos disponível. Acho que agora podemos adequar com a nova realidade e podemos fazer como estão fazendo as escolas particulares”.

O vereador Dr. Felipe Auni (PSD) afirmou que se preocupa com o psicológico das crianças pelo tempo que estão isoladas e salientou a importância da vacina. “Costumo dizer que vacina é vida. Estaríamos muito adiantados se seguíssemos nosso planejamento, mas temos que seguir o plano do Governo Federal”.

O vereador Hadesh (PT) salientou a necessidade de dar prioridade à vacinação dos profissionais de educação. “É um erro querer voltar às aulas sem vacinar os profissionais de educação. Grande parte do quadro de funcionários é composto por pessoas de idade. Precisamos avançar com a vacinação dessas pessoas para avançarmos com o retorno às aulas”.

O vereador Marquinho da Juventude (PDT) concorda com os demais “Precisamos aprofundar e debater mais vezes. Sei que essa Casa de Leis não será omissa e estamos buscando o melhor. Mas não podemos pensar apenas nisso porque as crianças têm famílias e idosos em casa”.

A vereadora Andrea Cunha lamentou a morte de brasileiros a cada dia. “Ontem o covid matou mais de um brasileiro por minuto. Foram 1.796 em 24 horas. A ocupação de leitos no Rio Grande do Sul alcançou 100%. Essa variante brasileira está assustando o mundo inteiro”.

O vereador Robgol sugeriu uma reunião com diversas secretarias para buscar uma solução da volta às aulas.

Segurança e Pesca – O vereador Danilo Santos (PDT) informou que está preparando um documento solicitando a ocupação policial nos dos dois condomínios do Minha Casa, Minha Vida situados na cidade. Ele sugere o deslocamento de policiais do Proeis para manter a segurança nos residenciais.

O vereador Xandi de Bambuí (PC do B) sugeriu a criação de uma colônia de pescadores em Maricá. “Gostaria que tivéssemos uma reunião para trazer a colônia de pescadores aqui em Maricá. Hoje nossos pescadores precisam ir a Niterói para ter acesso à colônia de lá”.

Vermelhinhos – O vereador André Casquinha parabenizou o Poder Executivo pela implantação das novas linhas da EPT.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo