Notícias de Maricá

Maricá: Bioinsumos são lançados no canal da cidade; esgoto continua sendo despejado nas lagoas

A Prefeitura de Maricá realizou nesta terça-feira (09/11) o primeiro lançamento de bioinsumos sólidos e líquidos no Canal da Cidade, no Centro. A atividade marcou o início do processo de revitalização das lagoas por meio de microrganismos vivos, sem a utilização de compostos químicos, uma iniciativa pioneira do município.

A ação faz parte do Programa Lagoa Viva, lançado em agosto deste ano por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). O lançamento dos materiais biodegradáveis irá continuar pelos próximos 18 meses, em diferentes pontos do complexo lagunar da cidade.

Esgoto continua sendo despejado nas Lagoas de Maricá

Mesmo com o esforço e investimento em tecnologia, o básico não vem sendo feito para evitar a poluição antes que ela chegue nas lagoas. Dezenas de rios e canais que desaguam nas lagoas de Maricá continuam recebendo despejo de esgoto sanitário, tanto residencial quando empresarial.

Enquanto um trabalho de fiscalização de despejo irregular de esgoto não for feito com seriedade no município, Maricá continuará recebendo esgoto em suas lagoas e o trabalho de despejo de ‘bioinsumos’ será como enxugar gelo.

despejo bioinsumos
Parceria entre UFF e Codemar permite a fabricação os bioinsumos.
esgoto marica centro
Canal no centro da cidade recebe esgoto de residências e estabelecimentos comerciais. (foto: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo