EducaçãoNotícias de Maricá

Estudantes de nove cursos de nível superior se formam pelo Passaporte Universitário de Maricá

O Programa Passaporte Universitário, da Prefeitura de Maricá, formou 69 novos profissionais dos cursos de Direito, Administração, Psicologia, Nutrição, Biomedicina, Pedagogia, Design de Interiores, Publicidade e Propaganda e Ciências Contábeis. Os novos formandos são alunos da Universidade Estácio de Sá, instituição privada credenciada ao programa da Secretaria de Educação, que concede bolsas gratuitas para cidadãos maricaenses interessados em cursar o ensino superior. A cerimônia aconteceu no último sábado (1°/04), no Clube Português, em Niterói.

Presente da celebração, a Secretária de Educação, Adriana Costa, prestigiou os formandos. “Educadores, é uma honra estar aqui falando em nome de vocês para os nossos alunos. Vocês, estudantes, entraram aqui com um sonho, amaram e são profissionais das suas respectivas áreas de formação. Essa formatura é diferente por tudo que a gente enfrentou. Vocês estão de parabéns: universidades, maridos, esposas e filhos”, afirmou.

Novo edital do Passaporte Universitário

As inscrições para participar do processo de aptidão para o novo edital do Passaporte Universitário seguem até as 12h do dia 18 de abril e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico: http://portal.coseac.uff.br/passaporteuniversitario2023. A prova será realizada em Maricá pela Coordenação de Seleção Acadêmica – CoseacUFF, vinculada à Universidade Federal Fluminense (UFF). Os endereços dos locais de realização da prova constarão no cartão de confirmação de inscrição (CCI) a ser divulgado.

O Programa Passaporte Universitário teve seu novo edital lançado no último dia 31 de março com a oferta de duas mil bolsas integrais para os cursos de graduação em universidades particulares credenciadas. O programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas foi reformulado e, para conseguir uma vaga, o interessado precisa fazer uma prova classificatória que acontecerá no dia 7 de maio.

Participação no processo seletivo

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado ou estar em condição de refugiado; residir em Maricá há no mínimo três anos, com contagem imediatamente anterior ao período da inscrição; possuir o Ensino Médio completo ou equivalente; ser aprovado em processo de aptidão acadêmica organizado pelo Poder público; possuir renda familiar não excedente a seis salários mínimos. Para fins de apuração de renda familiar mensal, entende-se como grupo familiar o conjunto de moradores que habitam em um mesmo domicílio, possuindo ou não grau de parentesco entre si, que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquele grupo familiar.

Sobre o Passaporte Universitário

O programa Passaporte Universitário foi implantado em 2019 para garantir a moradores de Maricá acesso gratuito ao ensino superior em instituições privadas. São oferecidas bolsas de estudos integrais em cursos de graduação, pós-graduação (em nível de especialização), mestrado e doutorado em faculdades e universidades conveniadas. Já foram concedidas 6.663 bolsas e, atualmente, mais de 4.700 pessoas estudam em cursos como Medicina, Direito, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação, Relações Internacionais, entre outras.

O Programa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento socioeducacional do município e combater desigualdades sociais. Além disso, também contribui para a geração de emprego e renda por meio de parcerias com instituições de ensino, com ou sem fins lucrativos; instalação de unidades educacionais em espaços destinados aos programas do passaporte e estímulo a criação de cursos livres, de extensão, cursos técnicos, de graduação e pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo