Notícias de MaricáPolítica

Governo espera entregar ‘casas populares’ ainda neste ano

Veja como funciona o programa que financia através da Caixa Econômica Federal, os quase três mil apartamentos nos conjuntos em Inoã e Itaipuaçu.

A Caixa Econômica Federal irá investir cerca de R$ 184,7 milhões em Maricá através da construção de cerca de 3 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Em documento assinado em fevereiro do ano passado, o prefeito de Maricá garantiu o investimento do Governo Federal na cidade e espera entregar 600 unidades ainda este ano para os novos moradores.

Conjuntos habitacionais estão sendo erguidos em Inoã e Itaipuaçu. (Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)
Conjuntos habitacionais estão sendo erguidos em Inoã e Itaipuaçu.
(Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Maricá, Fabiano Horta (PT) disse que o déficit habitacional da cidade zerou com o último contrato pela prefeitura de Maricá e pela Caixa. “Fala do vereador Fabiano Horta sobre o contrato assinado e comparação que ele fez com as cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.”

A previsão de entrega das primeiras 600 ‘casas populares’ é para dezembro deste ano no conjunto residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã. Porém, a prefeitura estipula que até 2015 as últimas 860 unidades serão entregues.

1472 apartamentos estão sendo construídos em Itaipuaçu. Todos os conjuntos devem atender a uma exigência do Governo Federal de deverão ter estrutura física (água; luz e esgoto) e social (área de lazer, praça e academia da 3ª idade).

Como funciona

Em Itaipuaçu, obra segue nos primeiros andares dos conjuntos. (Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)
Em Itaipuaçu, obra segue nos primeiros andares dos conjuntos.
(Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)

Parte das ‘casas populares’ serão destinadas às famílias que vivem em situação de risco social que estão sendo identificadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Agentes da secretaria já visitam desde fevereiro residências no bairro de Inoã. Eles divulgam o programa e cadastram famílias. (400 já foram cadastradas na fase inicial nas localidades da Maré, Fernando Mendes e Sítio Rosalina).

De acordo com a Prefeitura de Maricá, os 600 apartamentos que estão sendo construídos em Inoã serão destinados à famílias com renda de até 3 salários mínimos e serão doadas para parte das famílias que vive às margens do complexo lagunar da cidade ou de córregos como o que corta o Bairro da Amizade.

As unidades de Itaipuaçu serão de apartamentos para financiamento, também sob responsabilidade da mesma construtora. A participação da Prefeitura nesse modelo se deu no sentido de dar celeridade aos processos de licenciamento da área adquirida pela Sertenge, que erguerá os prédios e fará sua comercialização com os recursos repassados igualmente pelo programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, dentro do Fundo de Arrendamento Residencial.

As famílias interessadas em adquirir um apartamento podem procurar os postos de atendimento:

Associação de Moradores de Inoã (Rua João Paulo da Costa, telefone 2636-6532) e;

Central de Atendimento do “Minha Casa, Minha Vida” (Rua Milton de Souza Pacheco, 24, Parque Eldorado, telefone: 3731-3317).

Denúncia

O vereador Aldair de Linda (PPL) denunciou no plenário da Câmara Municipal na quarta-feira (04/04) que visitou o local onde estão sendo construídos os apartamentos no bairro de Inoã. Segundo o vereador, as últimas fortes chuvas que atingiram a região foram suficientes para que a água chegasse até a metade da parede do primeiro andar dos prédios do conjunto. Ele pediu que os vereadores se reunissem para ir até a obra fiscalizar a fim de ver se há irregularidades. “Nós não podemos deixar continuar aquela obra da forma que está sendo construída, por que nós vamos ter problemas futuros.” Disse o vereador.

Primeiros andares já foram erguidos em Itaipuaçu. (Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)
Primeiros andares já foram erguidos em Itaipuaçu.
(Foto: Marco Bechkert | Maricá Info)

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Onde será lançado o esgoto das 1472 residências populares que estão sendo construídas em Itaipuaçu? No rio Banbu, que corre ao lado? Se assim for é crime ambiental! O rio Banbu deságua no Canal de São Bento que, por sua vez, deságua na Lagoa de Maricá. O sistema lagunar não suporta mais tanta agressão. Da maneira como estão conduzindo o desenvolvimento de Maricá, não vai demorar muito e não haverá mais vida na lagoa.

Botão Voltar ao topo