JMJ 2013: Como Maricá se prepara para o evento

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013) será realizada entre os dias 23 e 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro e unirá cerca de 2,5 milhões de pessoas. O evento é realizado pela Igreja Católica desde 1986, reúne jovens de todos os países e tem como lema a passagem bíblica: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28,19).

Maricá também faz parte do calendário da Jornada Mundial da Juventude. A cidade recebeu os símbolos da JMJ e terá também a Semana Missionária, que acontecerá antes do grande evento da Igreja na capital do estado.

Maricá sediará 'semana missionária' dias antes do grande evento no Rio.
Maricá sediará ‘semana missionária’ dias antes do grande evento no Rio.

Inicialmente, o número de jovens que iriam ficar hospedados em Maricá era de quase três mil. Porém, o número caiu vertiginosamente e não deve chegar aos mil peregrinos. Eles são oriundos da Itália, México e Argentina irão ficar hospedados em casas de voluntários em Maricá.

O intercâmbio cultural e religioso será enorme tanto para os jovens da cidade, quanto para os peregrinos que irão conhecer mais dos costumes, da cultura e dos hábitos das famílias brasileiras.

Porém, a cidade vive uma crise de infraestrutura onde a saúde pública não atende aos moradores da cidade, a segurança é privilégio de poucos que moram em condomínios. A cidade não se preparou para o crescimento, muito menos para esse grande evento, que, mesmo não sendo sediado na cidade, irá interferir na vida coletiva de muitos.

Os poucos hotéis que a cidade possui não comporta nem aos turistas nos eventos que tradicionalmente ocorrem na cidade, como o Carnaval e a festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade.

Símbolos da JMJ são recebidos em Maricá - RJ. (Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)
Símbolos da JMJ são recebidos em Maricá – RJ.
(Foto: Maxuel Moura | Maricá Info)

O subsecretário de Assuntos Religiosos Maurício Avilez Vargas, comentou que os milhares de peregrinos terão hospedagem em Maricá. “O plano A é hospedar em residências de famílias que quiserem recebê-los. Se não conseguirmos, o prefeito irá disponibilizar as escolas municipais para hospedar os centenas de peregrinos que virão para a semana missionária na cidade, que acontecerá no período das férias escolares.” disse o subsecretário, que também é coordenador do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo).

De acordo com a coordenadora da Semana Missionária da paróquia de Nossa Senhora do Amparo, Lays Monteiro, o período de acolhimento dos jovens estrangeiros será do dia 15 a 22 de Julho, durante a Semana Missionária, onde os peregrinos poderão conhecer os belos pontos turísticos de nossa cidade.

Ao caminhar pelo Centro da cidade, reparamos que a sinalização é unilíngue, ou seja, não possui indicação em outra língua a não ser a Língua Portuguesa. Lembrando que os mais de duzentos jovens peregrinos que virão para a cidade são de diversos países e que o entendimento entre as pessoas pode ser dificultado, já que eles podem não falar a nossa língua.

A distribuição foi feita da seguinte maneira: A paróquia de Nossa Senhora do Amparo e de Nossa Senhora de Fátima receberão os jovens Italianos. Já a paróquia de São José do Imbassaí receberá os jovens peregrinos da Argentina e do México.

Para mais informações sobre a Jornada Mundial da Juventude e sobre a Semana Missionária, ligue:

Paróquia de Nossa Senhora do Amparo: (21) 2637-2111
Paróquia de São José do Imbassaí: (21) 2636-8853
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Itaipuaçu): (21) 2638-1212

Redação Maricá Info

Levamos até você um jornalismo crítico, com imparcialidade e independência editorial. Aqui você tem voz, participe! Envie sugestões de reportagem e denúncias para o nosso Whatsapp: (21) 99621-9049.

Um comentário em “JMJ 2013: Como Maricá se prepara para o evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline