Início Notícias de Maricá Sábado começa vacinação antirrábica para cães e gatos em Maricá

Sábado começa vacinação antirrábica para cães e gatos em Maricá

Nos dois próximos sábados (dias 19/10 e 26/10), a secretaria municipal de Saúde realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A ação é voltada para animais que tenham a partir de três meses de vida e o atendimento será feito das 9h às 17h.

Neste sábado (19), os postos de vacinação estarão distribuídos nos bairros do 1º e 2º distritos (numa área que abrande de São José do Imbassaí a Jaconé). No sábado seguinte (26), serão beneficiados os moradores do 3º e 4º distritos (de Inoã a Itaipuaçu). Confira aqui a relação completa dos locais de vacinação e não deixe de participar. Mais informações pelo telefone 2634-2607.

Vacinação será realizada nos dois próximos dois sábados.
Vacinação será realizada nos dois próximos dois sábados.

Entenda os riscos da Raiva, doença quase sempre letal para humanos

A raiva é uma doença transmitida principalmente por cães, gatos e morcegos. Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. A transmissão da doença acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo simples contato com a mucosa dos animais contaminados.

Como tratar a doença?

Lavar imediatamente o local com muita água e sabão ou detergente e em seguida passar álcool. Quanto mais rápido a ferida é lavada, melhor é a eliminação do vírus do local afetado. Em seguida, deve-se procurar imediatamente um posto de saúde para orientação e tratamento preventivos contra a raiva.

Quais são os primeiros sintomas?

O primeiro sintoma é febre pouco intensa (38º) acompanhada de dor de cabeça e depressão. Em seguida, a temperatura torna-se mais elevada, indo de 40º a 42º acompanhada de mal-estar, formigamento, perda de sensibilidade no local agredido e náuseas. Durante três dias, em média, a vítima fica inquieta e agitada. No período de extrema excitação, ela pode apresentar ataques de terror e depressão, tendência à gritaria e agressividade, com acessos de fúria, acompanhados de alucinações visuais e auditivas, além de baba e delírio.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui