EducaçãoNotícias de Maricá

Estudantes de Maricá participam nesta semana do projeto Plenarinho e serão “deputados por um dia” em Brasília

Um grupo de 40 alunos da rede municipal de ensino de Maricá vai participar do projeto Plenarinho, realizado pela Câmara dos Deputados desde 2004 e que aproxima crianças de todo o país da casa parlamentar em Brasília. O objetivo é permitir que os estudantes conheçam o Poder Legislativo Federal, a elaboração de leis e a atuação dos deputados. Além de visitarem a Câmara, eles vão simular a elaboração de projetos de lei, debater e defender seus pontos de vista numa sessão ordinária.

Grupo de 40 alunos que embarcarão para Brasília no domingo, 20 de outubro. (Foto: Clarildo Menezes)
Grupo de 40 alunos que embarcarão para Brasília no domingo, 20 de outubro.
(Foto: Clarildo Menezes)

A secretaria de Educação organizou uma reunião com pais, alunos e diretores das unidades participantes, para explicar os detalhes do projeto e da viagem à Brasília, marcada para o dia 20 de outubro, às 15h, com saída da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. No dia 21/10, os alunos farão um tour pelos principais pontos turísticos do Distrito Federal, como a Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Palácio da Justiça, o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, Ponte JK e o Estádio Mané Garrincha. No dia 22/10, a programação começa bem cedo, às 6h, com alvorada festiva, café da manhã e as atividades da ‘Câmara Mirim’.

A participação de Maricá no “Plenarinho” é uma iniciativa da secretaria municipal de Educação em parceria com a Câmara de Vereadores – que irá custear o transporte, a alimentação e a hospedagem dos alunos. Segundo a secretaria municipal de Educação, o rendimento escolar dos alunos foi o critério utilizado para a seleção dos 40 estudantes.

Estudantes de Maricá participam do projeto Plenarinho e serão “deputados por um dia” em Brasília. (Foto: Clarildo Menezes)
Estudantes de Maricá participam do projeto Plenarinho e serão “deputados por um dia” em Brasília.
(Foto: Clarildo Menezes)

Aluna do quinto ano do CAIC Elomir Silva, Ana Clara Segal, de dez anos, está ansiosa pela viagem e muito feliz em ter sido selecionada. “Esse é um reconhecimento por todas as tardes que passei estudando. Agradeço muito por essa oportunidade”, declarou a aluna. Fábio Guedes, pai da aluna Gabrielle Guedes, de 12 anos, que estuda da E.M. João da Silva Bezerra e também está entre as selecionadas, destacou a importância do projeto. “Essa viagem vai ser inesquecível para a minha filha e os demais estudantes. É uma oportunidade para despertar no aluno o papel de cidadão e o interesse pelas questões políticas”, salientou o pai.

Durante a reunião com os pais e alunos, a secretária municipal de Educação, Marta de Mello Quinan, também destacou que o principal legado do projeto é despertar a consciência política entre os jovens.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo