EducaçãoNotícias do Estado

RJ: Professores do Estado entram em greve nesta segunda-feira

O Sindicato Estadual dos Profissionais em Educação do Rio do Estado do Rio de Janeiro decidiram deflagrar uma greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (12/05) em razão do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, não receber a categoria para negociar a campanha de aumento salarial. Haverá também a paralisação temporária dos profissionais em Educação de Niterói por três dias, que começará na próxima terça-feira (13/05).

“Dinheiro para a Copa tem, mas para a Educação, nada.”

“Esse pouco caso das autoridades é muito ruim, porque ao mesmo tempo que eles [governantes] falam em valorização do profissional da Educação, na prática as verbas públicas vão somente para a Copa e nada sobra para o ensino. Esse índice alarmante de violência divulgado agora tem uma relação indireta com a precariedade na Educação. Como as autoridades não investem devidamente no ensino, depois têm que investir mais em segurança pública.”, disse uma das representantes do Sepe, Marta Moraes.

O ensino no estado poderia estar em outro patamar, na opinião de Marta, se o governo estadual enviasse apenas uma parte “dos bilhões que está investindo na Copa para a melhoria do ensino público”. Segundo ela, mais de 100 escolas estaduais fecharam as portas no governo Cabral, em função de um processo constante e acelerado de sucateamento. Outra questão grave é a super lotação das creches, que estão atendendo a um número de alunos bem maior do recomendado pelas próprias autoridades. “Esse quadro é delicado, porque leva à um risco grande para as crianças. São poucos professores para tomar conta de um número grande de alunos”, explica Marta.

A decisão da greve foi tomada em uma assembleia da categoria realizada na tarde desta quarta (7), no Clube Municipal, na Tijuca, zona norte da cidade. As reivindicações conjuntas dos profissionais do estado e município englobam as cobranças dos acordos feitos em outubro do ano passado entre as secretarias de Educação do estado e do município com o Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Entre eles, o reajuste de 20% nos salários, além da redução da carga horária para planejamento de aulas extra classe de 40 para 30 horas.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo