Início Notícias de Maricá Maricá: Campanha de vacinação contra a polio segue até o dia 28

Maricá: Campanha de vacinação contra a polio segue até o dia 28

Campanha de vacinação contra a Poliomielite. (foto: Arquivo /Maricá Info)

Por Amanda Neto – A Secretaria Municipal de Saúde iniciou neste sábado (08/11), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo. A imunização ocorreu em todos os postos de saúde, das 8h às 17h. Para alegrar a criançada, as equipes das unidades realizaram atividades diversas, como distribuição de algodão doce, chocolate, pirulito e realização de palestras e aplicação de flúor.  Os pequeninos também se divertiram no pula-pula. A vacinação segue até o dia 28/11, com “Dia D” previsto para o dia 22 (sábado).

De acordo com a coordenadora do programa de Imunização do município, Núbia Brum, a vacina contra a poliomielite, que é oral, é destinada às crianças a partir dos seis meses de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias. É contraindicada para quem teve reação anterior a vacina, imunodeprimidos e quem tem alergia a estreptomicina ou eritromicina. Já para a campanha contra o sarampo, Núbia explica que é para crianças a partir de 1 ano de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias. “Também é contraindicada em pacientes que tenham tido reação anterior a esta vacina, que estejam com febre ou possuam imunodeficiência congênita ou adquirida”, destaca a coordenadora.

Núbia ainda chama a atenção das gestantes sobre a vacina dTpa, que é  absorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular). “A partir de novembro, essa vacina passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde. Ela foi introduzida como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano)”, explica. Ainda segundo a coordenadora, o objetivo é diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos, pois eles apresentam maior risco de desenvolverem complicações, podendo levar a óbito. “A vacina será disponibilizada para gestantes a partir da 27ª semana de gestação e poderá ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. É importante que a gestante seja vacinada com a dTpa o mais precoce possível”, alerta. Os profissionais de saúde que atuam em maternidades também deverão ser imunizados. A vacina é contraindicada para quem já apresentou reação à dose anterior da dT e dTpa.

Dia D de Imunização

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo iniciou na cidade com uma ação de mobilização, chamada de “Dia D”. A secretária de Saúde, Fernanda Spitz, que visitou os postos, demonstrou satisfação com o trabalho, realizado no último sábado (08/11). “Hoje vivenciamos mais um grande dia de prevenção das doenças. As vacinas são a melhor forma de proteger a pessoa contra doenças imunopreveníveis. Vale lembrar que a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, em todos os postos de saúde da cidade”, ressaltou a secretária.

Janaína de Fátima Freitas, avó do pequeno João Lucas, de 2 anos, comemorou a ação. “Quando as crianças são vacinadas, têm menor risco de pegar alguma doença”, disse.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Família Bairro da Amizade, Bambuí, Barra, Espraiado, Guaratiba, Mumbuca, Ubatiba, Retiro, Ponta Grossa, São José I, Inoã I e Chácara de Inoã, Inoã II, Recanto, Jardim Atlântico, Santa Paula e os Postos de Saúde Central, São José, Santa Rita, Itaipuaçu e Ponta Negra. Para participar, basta comparecer a algum posto de saúde com o cartão de vacinação da criança. Já as gestantes precisam levar o cartão da gestante e a solicitação do médico ou enfermeiro indicando a Idade Gestacional das mesmas. “Mesmo aquelas que tenham tomado as três doses dT precisarão tomar uma dose de dTpa”, completa a coordenadora do programa de Imunização, Núbia Brum.

A campanha se encerra no dia 28/11, das 8 às 16h. No dia 22/11, data da próxima mobilização, profissionais do programa Bolsa Família também estarão nas unidades de saúde para realizar o acompanhamento, com pesagem, dos beneficiados, das 8h às 17h. Vale lembrar que no “Dia D” haverá três postos volantes funcionando até 16h: Rotary Maricá, Rotary Itaipuaçu e Associação de Moradores de Jaconé.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui