Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Prefeitura firma convênio com Apae para atender demanda

Espaço funciona em Araçatiba com serviço de reabilitação e recebe pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal Adjunta de Saúde

Os moradores de Maricá, portadores de necessidades especiais ou aqueles em reabilitação, têm mais um local na cidade para tratamento. Em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) oferece atendimento gratuito de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social. Pelo convênio, a secretaria direciona os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento na instituição, que funciona desde a última quinta-feira (16/04), numa casa próximo ao fórum, em Araçatiba. Até agora, 17 pacientes realizam tratamento encaminhados pelo município.

A unidade de Maricá dispõe de salas com camas e aparelhos de ultrassom e infravermelho, uma área de estimulação precoce (espaço com tapetes de borrachas e bolas utilizadas para exercícios de reabilitação do corpo), um espaço com barra lateral, esteira ergométrica, bicicleta, bola, rolo, peso e tornozeleira, entre outros equipamentos. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas (quatro), psicólogo (três), fonoaudiólogo e assistente social (dois de cada especialidade) e terapeuta ocupacional.

Equipes da Prefeitura se reuniram com direção da Apae para ampliar o convênio. Pelo acordo inicial, pacientes da Saúde são encaminhados ao tratamento. (foto: Fernando Silva)
Equipes da Prefeitura se reuniram com direção da Apae para ampliar o convênio. Pelo acordo inicial, pacientes da Saúde são encaminhados ao tratamento. (foto: Fernando Silva)

Segundo a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, a Apae dividirá com o Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), que funciona no Centro, e com a Faculdade Pestalozzi de Niterói, as demandas de pacientes do município. “É mais um local especializado para tratamento de reabilitação na cidade e os pacientes devem procurar uma unidade de saúde, que irá encaminhá-los à Apae”, destacou a secretária, acrescentando que a parceria com instituto foi efetivada por Chamamento Público (celebração de convênios com entidades privadas sem fins lucrativos).

Além da Saúde, a Prefeitura estuda expandir o convênio com as secretarias municipais adjuntas de Assistência Social e Educação. Na última sexta-feira (17/04), o secretário municipal de Gestão de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues; os secretários municipais adjuntos de Assistência Social, Jorge Castor; de Direitos Humanos e Participação Popular, Mauro Ramos; e de Saúde, Fernanda Spitz; e a superintendente de Diversidade e Inclusão Educacional, da pasta de Educação, Mônica Ferreira Rigó, se reuniram com a direção do órgão para tratar do assunto.

O presidente da Apae de Maricá, Fernando Cerchiari​, ressaltou a parceria com o município. “Sinto lisonjeado por encontrar pessoas dispostas, como eu, a cuidar dos excepcionais”, disse Fernando. “Nosso objetivo é ampliar essa parceria com a Prefeitura”, completou.

Morador de Itaipuaçu, Dalci José, de 60 anos, fez a avaliação com a equipe especializada da Apae e iniciará o tratamento gratuito de fisioterapia na próxima segunda-feira (27/04). Ele fraturou os dois pés, após cair do telhado de sua casa há dois anos, e também tem bico de papagaio na coluna – formações ósseas que crescem ao longo da coluna decorrente do desgaste dos discos intervertebrais. “Muito bom ter este serviço de reabilitação aqui”, afirmou.

Serviço

A Apae fica na Rua Jovino Duarte de Oliveira, 248, em Araçatiba (rua do Fórum Municipal). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A orientação da Prefeitura é que os pacientes procurem uma unidade de saúde do município, que irá encaminhá-los ao tratamento no órgão conveniado. O SAREM fica na Rua Uirapurus, 200, Centro.

Unidade possui salas com camas e aparelhos de ultrassom e infravermelho. (foto: Fernando Silva)
Unidade possui salas com camas e aparelhos de ultrassom e infravermelho. (foto: Fernando Silva)

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo