Região Litorânea de Maricá passa a ter sistema binário de trânsito nesta quinta-feira

O sistema binário de trânsito da Região Litorânea de Maricá, entre os bairros da Barra e de Ponta Negra, entra em operação nesta quinta-feira (24/03). A informação é da Secretaria Municipal Adjunta de Obras, que iniciou nesta terça-feira (22/03) a sinalização horizontal do piso da Avenida Maysa, entre Ponta Negra e Cordeirinho, onde as faixas já haviam sido marcadas. A nova pavimentação da via, iniciada em agosto passado, foi finalizada na última sexta-feira (18/03).

De acordo com o secretário adjunto Marcos Câmara, as equipes responsáveis pela pintura das faixas devem trabalhar inclusive durante a noite para que tudo esteja pronto a tempo do início da operação do sistema. A partir de quinta-feira, os motoristas que chegarem à região pela Barra de Maricá vão trafegar em sentido único pela Avenida Maysa em direção a Ponta Negra entre as ruas 22 (ainda na Barra) e 141 (próximo a Ponta Negra), onde também começa o sentido contrário em direção à Barra, que será feito utilizando a Avenida Reginaldo Zeidan, paralela à Maysa. O trajeto vai cruzar os bairros de Guaratiba e Cordeirinho, beneficiando ainda o acesso a outros como Bambuí e Ponte Preta.

Ao longo do sistema binário, as ruas transversais às avenidas Maysa e Reginaldo Zeidan – cuja maior parte também foi urbanizada – vão servir de acesso às principais e os moradores precisam estar atentos ao sentido de cada uma delas. Agentes da Secretaria Adjunta de Trânsito e Transportes vão estar em locais estratégicos para orientar os motoristas sobre o sistema e que ruas deverão ser utilizadas para acessar cada sentido.

Obra da Avenida Maysa durou sete meses

Uma das mais antigas reivindicações de quem mora ou transita pela Avenida Maysa, trecho da rodovia estadual RJ-102, a recuperação do piso da via pela Prefeitura foi autorizada em julho de 2015 pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio (DER-RJ) após inúmeros pedidos feitos pelo governo municipal. Além do novo asfalto, as obras incluíram ainda urbanização como colocação de meio-fio e uma ciclofaixa em parte da extensão da avenida, que tem um total de 12,5 quilômetros. Está prevista também a instalação de redutores de velocidade. Na Avenida Reginaldo Zeidan (antes chamada de Beira de Lagoa), também houve urbanização nos mesmos moldes da Maysa, sendo que foi feito ainda um trabalho de reforço do solo em alguns trechos antes feitos de areia.

Redação Maricá Info

Levamos até você um jornalismo crítico, com imparcialidade e independência editorial. Aqui você tem voz, participe! Envie sugestões de reportagem e denúncias para o nosso Whatsapp: (21) 99621-9049.

Um comentário em “Região Litorânea de Maricá passa a ter sistema binário de trânsito nesta quinta-feira

  • 23 de março de 2016 em 16:00
    Permalink

    Agora só falta a prefeitura intimar a todos os proprietários de imóveis da região beneficiada pelas obras a fazer suas calçadas. Já que os pedestres não tem onde andar e por isso, acabam tendo que andar na rua e correm o risco de serem atropelados.
    O que eu falo pode ser comprovado até mesmo pela própria foto da reportagem acima. Procure as calçadas. Pelo que dá pra ver é o mato que toma conta dos lugares onde deveria ser a passagem para o pedestre.
    Pessoas me disseram que alguns proprietários não terão condições de fazer calçada por falta de dinheiro.
    Deixo aqui, talvez uma solução para o problema.
    A prefeitura executa a obra das calçadas (incluindo mão de obra e material) e cobra as despesas juntamente com o IPTU. Assim facilita a vida de todos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline