Notícias de Maricá

Maricá: Trilha ecológica do Mirante do Caju ganha sinalização

A Secretaria Adjunta de Meio Ambiente de Maricá inaugurou nesta quinta-feira (09/06) a primeira placa de sinalização para trilhas ecológicas na cidade. O local escolhido é conhecido como ‘Morro da Melgil’, entre o Centro e o bairro do Caju, onde ocorreu a primeira trilha deste tipo na cidade. A sinalização foi fixada na esquina entre as ruas Primeiro de Maio e Primeiro de Fevereiro, sendo esta última parte do caminho que leva ao circuito. Outras dez trilhas da cidade serão igualmente sinalizadas.

De acordo com a secretaria, o projeto visa sinalizar as principais trilhas do município, descrevendo os cuidados necessários para se obter efeitos positivos para a conservação ambiental. Antes da instalação das placas, foi realizado um reconhecimento dos acessos às trilhas, registro fotográfico, marcações com GPS, localização de atrativos, determinação de altitude final, extensão e nível de dificuldade, de acordo com a Federação de Montanhismo do Estado do Rio (FEMERJ).

Assim como no Caju, placas com informações serão instaladas nos acessos às trilhas para orientação dos aventureiros, como placas de indicativas de direção (com nome da trilha e setas) nas vias de acesso próximas. Onde houver mata fechada e bifurcações, também haverá setas de direção para indicar o trajeto correto.

De acordo com o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Mota, a sinalização vai chegar às outras trilhas nos próximos meses. Nesta primeira entrega, participou também o secretário executivo de Infraestrutura, Fernando Rodovalho. O circuito ecológico Caminhos de Maricá acontece sempre aos domingos em uma das onze trilhas diferentes da cidade. A deste domingo (12/6) será na Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo