Notícias de Maricá

Maricá: Festival Internacional da Utopia terá manifestação a favor de Dilma

A presidente afastada Dilma Rousseff irá participar do Festival Internacional da Utopia, que começa nesta quarta-feira (22) e segue até o dia 26 com inúmeros convidados.

A presença de Dilma Rousseff (PT) é esperada para o sábado, onde deverá acontecer uma caminhada com a presidente afastada às 14h na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, onde estará montado um dos palcos do Festival da Utopia. A prefeitura divulgou que foi gasto mais de R$ 1 milhão apenas com passagens aéreas para o Festival da Utopia. O custo total do evento ainda não foi divulgado.

O evento conta com uma programação repleta de intelectuais e artistas de esquerda e possui um cunho político. A presença do ex-presidente Lula também é esperada para a abertura do evento, às 10h desta quarta-feira (22) no palco montado na Barra de Maricá.

No primeiro dia do evento, que terá cinco pontos principais, os shows ficam por conta de artistas locais e Racionais MC’s após as 19h no palco montado na praia da Barra de Maricá.

Confira a programação completa no site oficial do evento: http://www.festivaldautopia.com/programacao

O prefeito Washington Quaquá disse que se inspirou na FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) para fazer o evento em Maricá, colocando a cidade no calendário internacional de eventos culturais.
“Em um contexto político que se agrava a cada dia, a presidenta eleita Dilma Rousseff também participará da atividade para receber a solidariedade e a força dos grupos que defendem sua volta”, diz texto de apresentação, no site oficial do evento.

Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. Pode também ser utilizado para definir um sonho ainda não realizado. Uma fantasia, uma esperança muito forte. Utopia é um projeto humanista de transformação social e representa aspectos capitais do humanismo renascentista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo