EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá lança projeto ‘Novos Pesquisadores’

Objetivo é estimular pensamento crítico dos estudantes das redes pública e particular de Maricá

Uma nova iniciativa da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Comunicação, Ciência e Tecnologia, promete estimular o pensamento crítico entre estudantes das redes pública e privada. Direcionado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, o projeto Novos Pesquisadores vai premiar os melhores trabalhos de cunho científico voltados para a cidade. O edital está sendo elaborado pela equipe de coordenação e deverá ser divulgado até abril. O projeto tem início previsto para o mês de maio.

De acordo com o secretário Sérgio Mesquita, a banca examinadora terá seis integrantes: dois de sua pasta, dois da Secretaria de Educação de Maricá e outros dois do Instituto Federal Fluminense (IFF), que é a instituição parceira do projeto. “O que vamos avaliar em cada trabalho, entre outros itens, é a possível aplicabilidade daquela ideia pelo nosso governo, e também sobre como ele trata de questões como direitos humanos, meio ambiente ou mobilidade, por exemplo”, apontou ele.

Outro viés do projeto foi apresentado pelo coordenador, o jornalista Délcio Teobaldo. Segundo ele, uma das propostas para o trabalho é como usar de forma humanizada a tecnologia tão presente no dia a dia das pessoas, principalmente dos jovens. “Temos muita tecnologia, muito avanço ao nosso redor, e isso é sempre um fascínio para os mais novos, que quase nunca usam isso da maneira correta, mais humana. São coisas assim que queremos ver também nesses trabalhos que virão”, afirmou Teobaldo.

Além do IFF, a Secretaria de Comunicação, Ciência e Tecnologia busca ainda outras parcerias para o projeto e avalia o valor da premiação em dinheiro. De acordo com a equipe, todas essas informações estarão no edital a ser divulgado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo