Início Notícias de Maricá Maricá: Posto Central abrirá neste sábado para vacinação contra febre amarela

Maricá: Posto Central abrirá neste sábado para vacinação contra febre amarela

(foto: João Henrique / Maricá Info)

Em função do avanço da vacinação de bloqueio na região onde foi registrado um caso de febre amarela silvestre e para tranquilizar a população, a Prefeitura de Maricá decidiu abrir o Posto de Saúde Central (Rua Clímaco Pereira) neste sábado (22/04). A unidade funcionará como ponto de vacinação para a febre amarela das 9h às 17h. A imunização é somente para os moradores de Maricá. O município recebeu nesta sexta-feira mais 20 mil doses, totalizando 40 mil recebidas desde o dia 18/04, e está prevista para os próximos dias a chegada de um novo lote com outras 50 mil vacinas.

Nesta sexta-feira (21/04), cerca de 50 pessoas – entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, guardas ambientais e pessoas que conhecem a região – foram mobilizadas para vacinar os moradores do cinturão de proteção, nas áreas de difícil acesso, no distrito de Ponta Negra. Foram aplicadas 2 mil doses em moradores do Vale da Figueira (localidade de Ponta Negra) e dos bairros de Jaconé, Bananal e Espraiado.

Somente nos últimos três dias, 7 mil moradores da área de bloqueio (compreende também os bairros de Manoel Ribeiro, Marinelândia e Guaratiba) foram imunizados. As equipes percorreram as áreas previstas de proteção para a chamada busca ativa, indo de casa em casa para imunizar os moradores. O prefeito Fabiano Horta e a secretária de Saúde, Simone da Costa Silva, acompanharam toda ação desta sexta-feira e conversaram com moradores para tranquiliza-los com relação à vacinação contra a febre amarela. “Intensificamos as vacinas na área afetada e, após essa etapa inicial, a vacinação será ampliada para outros pontos da cidade”, esclareceu o prefeito. A operação de imunização com busca ativa na área de bloqueio do distrito de Ponta Negra continua neste sábado (22/04).

A decisão integra o protocolo adotado para casos da doença. Com a confirmação da ocorrência em Maricá, o município passou a ser considerado prioritário para o recebimento de lotes da vacina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui